Ponto e Vírgula

Inspeção


Órgãos do Governo do Amapá estão dando suporte à inspeção que se encontra em andamento realizada por técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM), a barragens na região Centro-Oeste do Estado. Entre elas está a barragem abandonada pela mineradora Zamin Ferrous, no município de Pedra Branca do Amapari.

Posse
Em cerimônia ocorrida na tarde desta sexta-feira (08 de março) no Plenário do TRE/AP, os desembargadores Rommel Araújo de Oliveira e Gilberto de Paula Pinheiro foram empossados nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do TRE/AP, respectivamente.

Relatório
No relatório emitido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Amapá (SEPM), os Centros de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) e os Centros de Atendimento à Mulher (Cram) realizaram 12.741 atendimentos, em Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Porto Grande e Oiapoque, no ano passado.

Serviços
A Prefeitura de Macapá intensifica os serviços de recuperação em pontos de iluminação pública nos bairros Renascer, Zerão, Congós, Centro, Jesus de Nazaré, Novo Horizonte e Santa Rita. São feitas a recomposição de lâmpadas e pétalas de luminárias dos postes.

LIRAa
Após o feriado prolongado e a volta para casa deve-se ficar atento aos recipientes que acumulam água e servem como criadouro do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciará nesta segunda-feira, 11, o segundo ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Programação
Procon/AP preparou uma vasta programação para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. Para isso, o órgão firmou parceria com várias instituições para desenvolver atividades voltadas à educação, prevenção e resolução de conflitos decorrentes das demandas das relações de consumo.

Falta de professores
Uma situação desconfortável tem acontecido na Escola Estadual São Sebastião do Lago do Pirativa, localizada na área de Santana Rural.
Em contato com o Programa LuizMeloEntrevista (Rádio Diário 90,9 FM), a ouvinte Helena, que é mãe de dois alunos da instituição, relatou que a escola está sem professores desde o ano passado e apenas a diretora estaria dando aula para todos os estudantes em apenas uma sala.

Termo de Cooperação
O Governo do Amapá e a Prefeitura de Mazagão assinaram na manhã desta sexta-feira, 8, o segundo Termo de Cooperação Técnica para a continuação de estudos de viabilidade para a implantação do Distrito Industrial no município. A assinatura é mais um importante passo para o desenvolvimento e o fortalecimento da economia do Estado.

 

Rapidinhas

A Polícia Civil do Amapá encerrou, por vota das 16h30 desta sexta-feira, 8, a Operação Themis, com 47 prisões, sendo, 7 em flagrante delito e 40 realizadas através do cumprimento de mandados judiciais.

A operação foi deflagrada nesta manhã visando combater crimes de violência doméstica, bem como outros delitos cujas vítimas foram mulheres, tendo alcançado o percentual de 80% de prisões efetuadas dentre os 50 mandados que foram cumpridos. O maior número de prisões ocorreu na capital, Macapá, e nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande.

A Delegacia-Geral de Polícia coordenou a operação que aconteceu na capital e mais 11 cidadesdo Estado do Amapá. Em Macapá, as ações foram executadas pela Equipe da Capturas e pelo Núcleo Operacional de Inteligência (NOI).

Dentre as prisões, destaca-se a de um ex-vereador do município de Ferreira Gomes, que estava há 2 anos foragido da Justiça com condenação pela prática do crime de estupro de vulnerável.