Ponto e Vírgula

IPVA


O prazo para quem pretende economizar 20% na quitação do IPVA 2019 vence dia 15 de março. O desconto vale para o contribuinte que optar pelo pagamento em cota única, que equivale a apenas 80% do valor total.

Audiência
O juiz Ernesto Collares, da 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, marcou para 30 de abril, às 10 horas, audiência de conciliação e mediação entre a CTMac e o Setap. A audiência tem a ver com o pedido do sindicato para reajustar a tarifa de ônibus na capital.

Servidores
A Prefeitura de Macapá deu início na quarta-feira, 13, ao acolhimento e ao curso de capacitação para os servidores aprovados no concurso público para a Educação. Durante dois dias, 270 novos colaboradores que serão empossados nesta quinta-feira, 14, participam de treinamento, onde estão conhecendo o funcionamento da prefeitura e do trabalho feito na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Visita
O prefeito Clécio Luís, acompanhado dos secretários de Educação, Sandra Casimiro; Obras, David Covre e de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, visitou as obras da Escola Municipal AEIOU, localizada no bairro Jardim I, zona norte da capital.

Estratégias
Nesta quarta-feira, 13, o Núcleo de Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação (NEC/Seed) apresentou às equipes técnico-pedagógicas de 23 escolas do campo o projeto Organização Pedagógica e Monitoramento das Ações Campesinas (Opmac), que visa fortalecer políticas educacionais, gestão e projetos de escolas campesinas do Amapá.

Projeto
Os participantes do Projeto Estação Saúde participaram de uma programação especial em homenagem ao Mês da Mulher, no fim da tarde de quarta-feira, 13, no estacionamento do Estádio Municipal Glicério Marques.

Operação Armistício
Nesta terça-feira, 12, a Polícia Civil do Amapá, através da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA), deflagrou a Operação Armistício visando cessar o conflito armado entre moradores da comunidade ribeirinha do Fugido, localizada na zona rural de Macapá.

Basquete
O time feminino de basquete da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café conquistou a 6ª posição, pela série bronze, no VII Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol, competição realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em Brasília – DF. O Ifap também enviou um time masculino representando o Amapá, que ficou em 4º lugar na série prata.

 

Rapidinhas

No período de 1° de janeiro a 7 de março deste ano a Polícia Militar do Amapá (PM/AP) registrou diminuição nos índices de crimes de lesão corporal seguida de morte, latrocínio (roubo seguido de morte), homicídios e Crimes Violentos Letais Intencionais.

Os dados são da Divisão de Estatística, da Diretoria de Operações da PM/AP, e são relativos à comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com esses números, houve diminuição de 66.67% dos crimes de lesão corporal seguida de morte. No primeiro bimestre de 2018 foram 9 ocorrências do gênero contra apenas 3, em 2019.

O crime de latrocínio caiu 62.50% em relação ao ano passado. Em 2018, foram 8 casos e este ano apenas 3, de 1º de janeiro a 7 de março. O número de homicídios também caiu, de 46 em 2018, para 34 no mesmo período de 2019, uma queda de 26.09%.