Ponto e Vírgula

Música


Inauguração do novo prédio do Walkíria Lima terá programação cultural. Cerimônia oficial, nesta quinta (5), terá apresentação de orquestra, coro lírico e Big Band Tumucumaque.

Bombeiros
Quartel em Porto Grande vai otimizar ações do Corpo de Bombeiros no centro-oeste do Amapá. Unidade vai realizar ações de resgate, atendimento e combate a incêndios.

Interligação
Caesa finalizou interligação de módulo de tratamento em Macapá. Fornecimento de água começou a ser normalizado na madrugada desta quarta-feira, 4.

Nefrologia
Clínica da Vida, em Santana, completou 1 ano com mais de 6 mil sessões de hemodiálise realizadas. Unidade descentralizou e expandiu o serviço de hemodiálise que antes só era feito na Unidade de Nefrologia do Hcal.

Posse
Governador empossa, hoje, a primeira mulher eleita como reitora da Ueap. Professora Kátia Paulino foi eleita recentemente durante eleição direta.

Realidade
Candidatos em última fase de concurso para delegado de Polícia Civil flagraram traficante. Ensinamento consistia de ação pra valer acompanhada pelos alunos que se preparam para entrar na corporação.

Juventude
Estado anuncia habilitados da terceira chamada do Programa Amapá Jovem. Mais de 3.500 jovens foram habilitados nesta terceira chamada; Amapá Jovem já contempla mais de 10 mil pessoas.

Coral
Coralistas se preparam para inauguração do Centro de Música Walkíria Lima. Projeto Coro Lírico é mantido pela instituição para desenvolver a técnica vocal dos participantes e fazer apresentações públicas.

Super Fácil
Moradores de Porto Grande ganharam do governo unidade do Super Fácil. Unidade é instalada no prédio do Detran/AP, no município, contando com 12 boxes de atendimentos de diversos órgãos.

Bolsa
Programa Bolsa Esporte oferece 80 vagas para atletas amapaenses. Sedel dobrou o número de vagas do programa, totalizando agora 80 atletas de alto rendimento que vão receber auxílio financeiro

 

Rapidinhas

Governo do Amapá e a Guiana Francesa estabeleceram um protocolo para o atendimento de urgência e emergência na fronteira. Ele foi elaborado durante a Semana de Saúde na Fronteira, que ocorreu de 25 a 29 de junho nas cidades de Oiapoque e Saint Georges.

As definições do protocolo surgiram a partir das dificuldades de acesso entre os dois lados da fronteira que torna os atendimentos de saúde demorado e burocrático.

Com a regulamentação, a equipe médica do Hospital Estadual de Oiapoque e o Centro de Saúde de Saint Georges, definiram as competências de cada país dentro de suas legislações vigentes.

Entre as competências está a abertura de uma linha telefônica disponível 24 horas para chamadas nacionais e internacionais, para facilitar a comunicação entre os médicos; o transporte e o atendimento de urgência e emergência de pacientes na fronteira.