Ponto e Vírgula

Prazo


Os candidatos selecionados no processo seletivo simplificado para a contratação temporária de cuidador, tradutor e intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), deverão comparecer à segunda chamada para prova de títulos e análise documental até a próxima terça-feira, 7, no Centro Cultural Franco Amapaense, localizado no Centro de Macapá. O atendimento será realizado de 8h30 as 17h.

Vacinal
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) divulgou nesta segunda-feira, 6, que o Amapá alcançou 70,27% de cobertura vacinal do público-alvo da Campanha Nacional de Mobilização Contra o Influenza. O Dia D da campanha aconteceu no sábado, 4, e as informações apuradas de cobertura vacinal são do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Programa
A edição deste ano do Programa Forças no Esporte (Profesp), do governo federal, trouxe uma novidade: pela primeira vez, alunas da rede estadual de ensino também participação das atividades desenvolvidas pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS) em parceria com Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Cadastro
O Amapá já possui mais de 100% de área passível de registro inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Já são mais de 4,5 milhões de hectares cadastrados em todos os 16 municípios do Estado. Os dados foram atualizados pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Projeto
A (Sims deu início a um projeto denominado Produção Inclusiva que visa orientar beneficiários do Programa Renda para Viver Melhor, a fim de que eles não retornem à condição de vulnerabilidade social depois que forem desligados do programa.

Automedicação
O uso de medicamentos sem orientação médica pode representar um perigo para a saúde. Para alertar a população sobre os riscos da automedicação foi criado, em 5 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) estima que no Brasil, 79% das pessoas com mais de 16 anos tomam remédios sem prescrição médica.

Cultos Afros
Rodas de conversas e tambor de mina irão marcar o Dia Estadual dos Cultos Afros no Amapá, que é celebrado no dia 8 de maio (quarta-feira). Nas discussões, que acontecem no período da manhã, o tema central será o combate à intolerância religiosa.

 

Rapidinhas

Estudantes contemplados com o Programa Passe Livre Estudantil (PLE), terão as passagens creditadas na carteira na sexta-feira, 10. Com a carteirinha estudantil é possível realizar 58 viagens interurbanas nos transportes coletivos, mensalmente.

No momento, o programa beneficia 5.358 mil alunos das redes municipal, estadual e federal de ensino dos municípios de Mazagão, Santana e Macapá.

Este ano o cadastro e recadastro para permanência no programa iniciou no mês de fevereiro e encerrou em maio. Já o cadastro continua disponível para novos beneficiários, de acordo com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims).

Durante o período de recadastro, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) identificou e encaminhou para Sims, 447 nomes com parecer desfavorável por dados inconsistentes, como perda de documento, não realização de biometria facial, informações como números de matrícula e nomes inexistentes e cartões com validade expirada.