Ponto e Vírgula

Reforço


Operação Esforço Integrado reprimiu crimes diversos na fronteira de Oiapoque com a Guiana Francesa. Operação ocorreu de forma integrada entre as forças de segurança estadual e federal.

Walkíria
Inauguração do novo prédio do Walkíria Lima terá programação cultural. Tendas e palcos serão montados na Praça da Bandeira; apresentações começam nesta quarta-feira, 4, um dia antes da inauguração oficial.

Ueap
Governador empossa a primeira mulher eleita como reitora da Ueap. Professora Kátia Paulino será empossada nesta quinta-feira, 5, no Campus I da universidade, em Macapá.

Afro
3ª Virada Afro encerrou com grupos de marabaixo e show nacional. População amapaense marcou presença no último dia do evento, que contou com a participação da cantora Margareth Menezes, encerrando a programação.

Balneários
Quatro balneários foram aprovados pelo Imap e Lacen para receber banhistas. Apenas o de Fazendinha foi classificado como impróprio.

Expo
Governo realiza 3ª ExpoVale de 4 a 7 de julho em Laranjal do Jari. Palestras, minicursos, oficinas e demonstração prática serão ofertados de quarta-feira a sábado.

Caesa
Caesa reprogramou normalização do fornecimento de água em Macapá, ontem. Devido à manobra de interligação, reservatórios e módulos tiveram que ser esvaziados e a normalização ficou para as 22h.

Formação
Teve início, ontem, o Curso de Formação para candidatos a oficiais e agentes da Polícia Civil. Estão matriculados 180 candidatos para ambos os cargos; capacitações prosseguirão por cerca de dois meses.

Trabalho
Delegação francesa oferece oportunidade para amapaenses trabalharem na Guiana. Instituição equivalente ao Sine, no Brasil, cadastra desempregados em diversas áreas; ideia é estabelecer intercâmbio profissional.

Silvestres
Imap apreendeuanimais silvestres transportados por moradores de Tartarugalzinho. Apreensão ocorreu durante fiscalização do órgão no município; animais foram doados para a Reveco.

 

Rapidinhas

Governo do Amapá e a Guiana Francesa estabeleceram um protocolo para o atendimento de urgência e emergência na fronteira. Ele foi elaborado durante a Semana de Saúde na Fronteira, que ocorreu de 25 a 29 de junho nas cidades de Oiapoque e Saint Georges.

As definições do protocolo surgiram a partir das dificuldades de acesso entre os dois lados da fronteira que torna os atendimentos de saúde demorado e burocrático.

Com a regulamentação, a equipe médica do Hospital Estadual de Oiapoque e o Centro de Saúde de Saint Georges, definiram as competências de cada país dentro de suas legislações vigentes.

Entre as competências está a abertura de uma linha telefônica disponível 24 horas para chamadas nacionais e internacionais, para facilitar a comunicação entre os médicos; o transporte e o atendimento de urgência e emergência de pacientes na fronteira.