Ponto e Vírgula

Trabalhador


Dia do Trabalhador será comemorado com já tradicional programação realizada pela Prefeitura de Macapá na Praça Floriano Peixoto. Evento ocorre em parceria com SESI/SENAI.

Segurança
Operação Pagamento Seguro foi colocado em prática nesta terça-feira (30) em razão do pagamento feito pelo Estado e prefeitura de Macapá. Ações preventivas são realizadas pela Polícia Militar.

Consulado
Reativação do Consulado da França no Amapá vai ampliar relações bilaterais. Para Waldez, medida diminuirá burocracia do acesso ao visto para quem precisa visitar o país vizinho

Bilíngue
Pronúncia da língua francesa por estudantes de escola bilíngue chamou atenção de embaixador. Delegação francesa conheceu os ambientes de ensino e viu apresentações de canções em francês.

Transparência
Novo sistema deve unificar planejamento financeiro dos Poderes a partir de 2020. Sistema de Informações Financeiras do Estado do Amapá deve substituir o Siplag e aumentar a transparência na gestão do orçamento público.

Judocas
Judocas amapaenses conquistaram nove medalhas em torneio internacional. Foram quatro ouros, duas pratas e três bronzes; governo garantiu o transporte da delegação que disputou com atletas do estado do Pará e da Guiana Francesa.

Vacinação
Começa a vacinação contra a gripe em grupo da segurança pública. Vacinação começou pelos bombeiros, depois será a vez dos policiais militares e, em seguida os policiais civis; atendimento às Forças Armadas será definido.

Academias
Procon autua três academias e Cref interdita outra por falta de regularização. Estabelecimentos autuados apresentavam equipamentos enferrujados e deteriorados e não tinham higiene adequada.

 

Rapidinhas

Representantes de órgãos e entidades públicas voltados ao trânsito estiveram nesta terça-feira, 30, nas dependências da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) para apresentar a programação do Maio Amarelo.

A campanha é mundial e tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito em 50% e sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de praticar um tráfego seguro.

A comissão explicou o cronograma de ações, que abrangerá todo o mês de maio, as quais incluem palestras, intervenções cênicas, caminhada, passeio ciclístico, blitzen, simulações e exibição de filmes.

As atividades acontecerão nas ruas, escolas e universidades públicas e privadas, shoppings, instituições ligadas ao trânsito e demais municípios.