Ziulana Melo

Social 08.01.19


Em Destaque. Na manhã desta segunda, 7, governador Waldez Góes empossou novos gestores para as secretarias de Cidades (SDC); de Trabalho e Empreendedorismo (Sete); de Ciência e Tecnologia (Setec); Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e os institutos estaduais de Florestas (IEF) e do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap). Solenidade aconteceu no Palácio do Setentrião e foi um dos primeiros atos de Waldez Góes durante seu quarto mandato como chefe do Poder Executivo estadual, iniciado em 1º de janeiro de 2019. Com as modificações, o procurador de carreira Julhiano Avelar deixa a Procuradoria-Geral do Estado do Amapá  PGE/AP) e assume o cargo de diretor-presidente de dois órgãos: o IEF e o Imap, antes chefiados por Marcos Tenório e Edilene Ribeiro, respectivamente. O professor Rafael Pontes reassume o comando da Setec, da qual foi gestor entre 2017 e abril de 2018; ele substitui o professor Perseu Aparício. Já o tenente-coronel da Polícia Militar Cláudio Braga assume o comando do GSI no lugar do tenente-coronel Huelton Corrêa Medeiros.

 

Close. Casal Ariane e Júnior na noite especial do casório, ocorrido no último fim de semana

 

Clic. Elegante Carolina Flexa na noite mágica de seus baile de 15 anos, prestigiadíssimo pela sociedade local

 

Clic. Bela Ana Carolina em recente ensaio fotográfico

 

Flash. Lindíssima e glamourosa Cintya Ferreira em noite especial de seus 15 anos

 

 

Bloqueado – Quem habilitar um celular pirata receberá mensagem de texto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertando que o aparelho será bloqueado. A medida, que já estava em vigor em 11 estados e no Distrito Federal, agora também passa a valer nas outras 15 unidades da federação. Segundo a Anatel, a mensagem aos consumidores desses 15 estados será enviada para celulares habilitados a partir desta segunda-feira, e o bloqueio será feito a partir do dia 24 de março, 75 dias após o envio das mensagens. A medida valerá para os seguintes estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo.

 

UBS reformada. A Prefeitura de Macapá reinaugura nesta terça-feira, 8, às 9h, a Unidade Básica de Saúde Dr. Lélio Silva, no bairro Buritizal. Reforma da UBS iniciou em janeiro de 2017 com recurso federal de emenda do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 349.767,95, e contrapartida do Município, de R$ 138.483,27.

 

Kit´s. O Governo do Amapá apresenta, nesta terça-feira, 8, às 8h, no Palácio do Setentrião, os itens de material pedagógico voltado para a alfabetização. Serão entregues 1 milhão de kits para estudantes e professores (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental), adaptados à cultura amapaense. O kit do estudante contém cadernos de atividades de Língua Portuguesa e Matemática; cadernos de produção textual; além de coleções de livros de histórias. Já o kit do professor inclui: livro paradidático para reforçar a alfabetização; orientação didática; caderno de registros; cartazes; jogos matemáticos; CD´s, coletânea amapaense e coleção de livros infantis.

 

Educação Sexual. Pesquisa Datafolha aponta que a maioria dos brasileiros é a favor do ensino de educação sexual e da discussão de política nas escolas. Disseram que concordam com o ensino de educação sexual nas escolas 54% dos entrevistados, enquanto 44% discordam – 1% não soube responder.

 

Fiscalização. O Procon realiza até 12 de janeiro, uma fiscalização em estabelecimentos comerciais de Macapá e Santana que vendem material escolar. O objetivo é verificar o cumprimento da legislação de acordo com o Código de defesa do consumidor (CDC). Os preços nos produtos e vitrines, exemplar do CDC nos estabelecimentos, formas de pagamento visíveis pro consumidor, produtos com certificado do Inmetro e emissão de nota fiscal. Paralelo a fiscalização será feita também uma pesquisa de preço do material escolar exigido por escolas particulares.