Ziulana Melo

Social


Espetáculo– No próximo domingo, 4, o palco do Bacabeiras receberá o espetáculo baiano Othello – O Mouro do Mundo, de dança negra contemporânea/teatro físico, solo do bailarino e coreógrafo Elísio Pita, que já percorreu a Europa. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e circulou por quatro cidades do Norte do país: Tocantins, Belém, Manaus e agora em Macapá, onde finaliza a turnê.
Além do espetáculo, no dia que antecede a apresentação, Elísio Pita ministrará uma oficina de Dança Afro, das 15h às 17h, na sala de dança do Teatro das Bacabeiras, gratuitamente. As vagas são limitadas a 30 participantes. Mais informações com o produtor local, Paulo Alfaia, pelo telefone: 99173-0955.

 


Clic .
 Em close, a linda Bianca Souza, em dia bastante festivo, quando comemora seus 15 anos de idade.

 


Em Destaque.
Sabrina Zahara é daquelas cidadãs inquietas e extremante antenadas com o mundo que a cerca. Suas inquietações, recheadas de sensibilidade, são vistas na literatura, ora em formato de crônica, ora de verso, ora no teatro e ora na música.
Nesta sexta-feira, 2, às 19h, no Céu das Artes, seu talento na condição de cantora poderá ser constatado através do show Parangolés, com a companhia de convidados mais que especiais, como Paulo Bastos, Taronga e Fábio Mont’alverne para reler obras de antigos e novos expoentes da música brasileira.

 


Flash.
Pela primeira vez, Macapá recebe uma Pré Seleção da Escola do Teatro Bolshoi, única filial do Teatro Bolshoi de Moscou. A Pré Seleção acontecerá no dia 11 de junho, na avenida Acelino de Leão, nº 926, bairro Trem.
A Pré Seleção é uma etapa que antecede a Audição da Escola Bolshoi. Há vagas para ambos os sexos, para candidatos nascidos nos anos de 1999 a 2008, com e sem experiência em dança.
Para participar é preciso acessar o site da Escola Bolshoi www.escolabolshoi.com.br na aba “seja um aluno”, ler o edital e fazer a inscrição. As inscrições acontecem até o dia 7 de junho, com taxa de R$ 20,00.

 


Close.
Os músicos Cley Lunna e João Amorim estão juntos no Tributo a Belchior, a homenagem ao cantor e compositor com poesia e música, e participação especial de Deize Pinheiro, Danilo José e os Poetas Azuis, Pedro Stkls e Thiago Soeiro.
Feito para recordar e destacar o legado artístico deixado por Bechior, falecido no fim de abril, o show vai cantar e poetizar a vida e obra do artista, criando entre público e palco, um elo onde a sintonia é a arte do cearense, que passou os últimos anos de sua vida afastado de shows, mas continuou presente nos repertório de palcos e bares. Tributo ao Belchior será no dia 24 de junho, no Bar Barril, em Macapá.

 


Flash.
Seis atletas deficientes visuais representarão pela primeira vez o Estado do Amapá na competição Regional Centro Norte de Golbol, que acontece na cidade de Rondonópolis-MT. Os jogos iniciam nesta sexta-feira, 2, e encerram no domingo, 4 de junho.

 

Saúde Mulher.
O Sistema Fecomércio Amapá, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), vai inaugurar no dia 10 de junho, às 08h30, no Sesc Araxá, a unidade móvel ‘Sesc Saúde Mulher’.   Com caráter itinerante, a unidade atuará na prevenção do câncer de mama e colo de útero, disponibilizando exames gratuitos de Mamografia Digital e Citopatológico, além de ações educativas para a promoção da saúde. O Sesc Saúde Mulher vai percorrer os lugares mais carentes do Amapá, possibilitando a realização de exames gratuitos bem como palestras, roda de conversas e exposições sobre saúde.

Iniciação Científica.
O Iepa segue até o dia 9 de julho com as inscrições para a concessão de seis bolsas de Iniciação Científica no âmbito do programa institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A oportunidade é destinada aos acadêmicos de qualquer instituição, preferencialmente voltada para as linhas de pesquisas nas quais o instituto atua.

Censo Escolar.
Iniciou na última quarta-feira, 31 de maio, a primeira etapa do Censo Escolar 2017. Nesta fase, os gestores escolares ou responsáveis pela escola deverão alimentar o Sistema Educacenso com dados da matrícula inicial.
Serão incluídas informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. O prazo desta etapa termina em 31 de julho.

Caminhada.
Nesta sexta-feira, 2, a Escola Municipal Esforço Popular reunirá alunos, pais, funcionários e comunidade em uma caminhada no entorno da instituição. É a Caminhada Cidadã, que pretende chamar atenção dos moradores para temáticas como educação no trânsito, dengue, pátria, água, família e drogas.
Desde 2013, a Caminhada Cidadã faz parte do calendário de atividades pedagógicas da escola, que atende um total de 805 estudantes do 1º ao 5º ano e mais Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este ano, o percurso será Rua Remo Amoras, Av. Santos Dumont, Av. Tereza Maciel Tavares, retornando para a escola.