Ziulana Melo

Social


Mandado de segurança – O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) apresentaram nesta segunda-feira (12) um mandado de segurança junto ao STF, com o objetivo de evitar o “constrangimento” ao relator da Lava Jato na Corte, ministro Edson Fachin.
No documento, os parlamentares da Rede solicitam que o Supremo impeça que o presidente da CCJ da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-RJ), coloque em votação um requerimento apresentado pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP) que pede esclarecimentos de Fachin.
Fausto Pinato apresentou o requerimento no último dia 2 de junho, mas o pedido ainda não foi colocado em votação pela CCJ. No documento, Pinato questiona, entre outros pontos, a relação de Fachin com o executivo do grupo J&F, Ricardo Saud, um dos delatores da Lava Jato.

 


Clic .
Linda e meiga Esthefany festejando seus 15 anos de idade, no último sábado.

 

  
Destaque.
Vereadora de Macapá, Maraína Martins (PR) esteve no Hospital da Criança e Adolescente (HCA), na última sexta-feira, 9, para fazer entrega das doações de fraldas descartáveis. Os produtos foram adquiridos durante a realização do seu aniversário solidário, no último dia 6, em que, ao invés de presentes, os convidados levaram fraldas infantis de todos os tamanhos.
Ao lado da sua equipe, a vereadora fez a entrega dos donativos no hall de entrada da unidade hospitalar, e espera que seu gesto incentive a população a apoiar outras entidades.

 

  
Close.
Dra. Conceição Capiberibe lançou no último domingo, 11 de junho, seu 1º livro, intitulado ‘ Pedaços de Mim”‘
Lançamento ocorreu no Museu Sacaca, e foi prestigiadíssimo pela família e muitos amigos.
A odontóloga, e agora escritora Conceição, já prepara seu segundo livro, também de Poesias, ‘Pedaços de Nós’, a se lançado em breve.

 


Flash.
Está aberta até 30 de junho, uma exposição de obras artísticas inspiradas na Amazônia.
A exposição, que acontece na Monte Casa e Construção, tem a ideia de oferecer produção artística local para compor a decoração das casas dos macapaenses.
Participam da exposição 40 obras de 11 artistas, entre fotógrafos, artistas plásticos e desenhistas: Augusto Leite, Floriano Lima, Ivam Amanajás, Luciana Macedo, Luiz Porto, M R Fonseca, Maciste Costa, Miguel Arcanjo, Ralfe Braga, Ronaldo Picanço e Wagner Ribeiro.
O espaço foi aberto no dia 27 de maio e segue até o dia 30 de junho, para visitações gratuitas, de segunda-feira a sábado.

 


Flash.
A Prefeitura de Macapá deu início no fim de semana ao projeto Samuzinho Kids, voltado para crianças de 5 a 10 anos de idade.
Elas terão a oportunidade de aprendizagem lúdica em primeiros socorros, de acordo com sua faixa etária, além de desenvolver atividades de preceitos cívicos e morais, e acompanhamento de atendimentos de saúde.
Na foto, a secretária Silvana Vedovelli (Semsa), quando prestigiava o início do projeto.

 

Quarta Autoral.
Nesta quarta, 14, tem a 1ª edição do Projeto ‘Quarta Autoral’.
O evento acontece no Oven Gastro Pub, localizado na avenida Feliciano Coelho, entre Leopoldo Machado e Jovino Dinoá, e contará com as bandas O Sósia, Twin Speakers e ‘Stereovitrola.
O projeto, com entrada gratuita, tem o objetivo de dar espaço para as bandas que fazem trabalho autoral no estado.

Na Forbes.
O atacante Neymar é o único brasileiro a figurar entre as cem celebridades mais bem pagas do mundo, de acordo com uma lista divulgada nessa segunda-feira, 12, pela revista Forbes. O jogador do Barcelona aparece em 71º lugar, com uma renda de US$ 37 milhões (R$ 121 milhões) acumulada em 2017.

Fetran.
Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Macapá assina nesta terça-feira, 13, às 10h, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Termo de Adesão ao Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).
O projeto tem como objetivo promover a formação de cidadãos condutores conscientes e comprometidos com o trânsito, a fim de se ter mais segurança e reduzir os alarmantes números de desastres.

Varanda literária.
Professor da Unifap, Ed Carlos Guimarães criou um clube de leitura como projeto de extensão do curso, com o objetivo de juntar o amor à literatura e a integração universidade e comunidade.
Os encontros acontecem no início e fim de cada mês, no campus de Macapá. O primeiro livro que será discutido, será “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.
Batizado de “Varanda Literária”, o clube é uma homenagem ao trabalho de Clarice Lispector e outros grandes nomes da literatura brasileira e mundial.