Ziulana Melo

Social


Festa em Mazagão- A Festa de São Tiago, realizada há 240 anos no distrito de Mazagão Velho, já tem programação para o período de 16 a 28 de julho. Neste ano, a expectativa é de receber de 20 mil a 30 mil pessoas, por causa do aumento no fluxo de visitantes que será será facilitado pela Ponte da Integração sobre o rio Matapi.
O ponto alto da festa será no dia 25 de julho, com Missa Campal, Círio e encenação teatral de guerra entre mouros e cristãos, representada pelos próprios moradores. A data é considerada feriado estadual desde 2012. A ideia é contar a aparição de Tiago como soldado anônimo que lutou ao lado dos seguidores de Jesus Cristo.

 


Flash.
Belíssima e angelical Bianca Feitosa, na noite de sua festa de 15 anos, ocorrida no fim de semana.

 

   
Destaque.
A estação mais esperada do ano chegou, e junto com ela a prefeitura preparou a tradicional programação do Macapá Verão 2017.
Nesta quarta-feira, 5, o prefeito Clécio Luís apresentou para a imprensa como será o evento. Na ocasião, também foi apresentado o mascote do Macapá Verão, que só terá nome revelado, na abertura da programação, no domingo, 9.

 

 
Close.
O Cortejo do Banzeiro Brilho de Fogo vai encantar os veranistas no domingo, 9, na abertura do Macapá Verão, no balneario da Fazendinha, ao som de marabaixo e muito batuque.
Apresentação acontecerá às 3 da tarde, sob a coordenação dos músicos amapaenses Paulinho Bastos, Adelson Preto, Melissa Bastos e Alan Gomes, que também contará com a presença de mulheres no Cordão das Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro.

 


Flash.
Os sotaques e expressões mais comuns no jeito de falar do amapaense foram temas de uma pesquisa feita ao longo de sete anos por um grupo de professores da UNIFAP e UFPA, que resultou no 1º Atlas Linguístico do Amapá.
O livro será lançado no dia 4 de agosto em Macapá.

 

PPA.
Nesta quinta-feira, 6, será a vez dos moradores dos bairros Perpétuo Socorro, Pacoval, Laguinho, Jesus de Nazaré e Cidade Nova I, II e III reunirem-se para apresentar suas demandas no Congresso do Povo e elegerem seus representantes no planejamento e execução do Plano Plurianual (PPA). Bairros tradicionais, como Laguinho e Jesus de Nazaré, e com fluxo intenso, como o Pacoval, na fronteira entre as zonas norte e sul, estarão unidos para a formulação das políticas públicas, que serão executadas nos próximos quatro anos.

Exposição.
Os 50 anos de atuação do Corpo de Bombeiros no Amapá será contado em exposição fotográfica, nesta quinta, 6, no Teatro das Bacabeiras.
A exposição é composta por 20 fotos desde os anos de 1967, que fazem um resgate histórico dos bombeiros no estado.

Rock.
Para celebrar o Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, 22 bandas amapaenses vão se apresentar durante dois dias nas escadarias do Teatro das Bacabeiras.
Além da apresentação das bandas, o evento também contará com intervenções artísticas do grupo teatral “Desclassificáveis”. Os shows, que vão rolar nas escadarias do Bacabeiras, vão começar às 17h, nos dias 19 e 20 de julho.

Dog Show.
Desfiles e exposições de animais de raça são as atrações da segunda edição do “Amapá Dog Show”, que será realizada no sábado, 8, de 10h às 22h, no Shopping Amapá Garden.
O evento contará ainda com vendas de cachorros com preços variados.