Ziulana Melo

Social


Botânica – O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) esteve representado do principal evento mundial de botânica, que no mês de julho em Shenzhen, na China.
Trata-se do XIX Congresso Internacional de Botânica, que reuniu representantes de diversos herbários do mundo para tratar sobre o código internacional de nomenclatura para algas, fungos e plantas.
É a primeira vez que um representante da Amazônia participa da construção de um documento internacional que baliza as ações desenvolvidas no âmbito da botânica.

 


Clic.
Bonita Cecília Almeida em close especial

 


Em Destaque.
O produtor cultural Waddy Benoît, da Guiana Francesa, reuniu-se com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, para firmar parceria de intercâmbio cultural e de conhecimento entre as prefeituras de Macapá e de Caiena.
A intenção é levar 23 nomes da cultura local e pesquisadores para participar de um evento que evidenciará o melhor da música, artes plásticas e da gastronomia local, além de palestras e seminários científicos.
Reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 14, na Prefeitura de Macapá, e contou ainda com a participação da diretora adjunta da Fumcult, Mariana Beckman, da agente cultural Clícia Di Miceli, da representante dos “Irmãos da Fronteira do Oiapoque”, Nora Marceau, do representante da Prefeitura de Caiena, Paulo Farias e da cantora amapaense Ariel Moura.

 


Clic.
Premiadíssimo Chef italiano Orazio Cattani, atual detentor da estatueta Dólmã 2016, realiza nesta sexta, 18, coquetel de lançamento do Projeto GASTROART, com exposição permanente de obras de artistas amapaenses, harmonizada com suas criações gastronômicas.
Evento acontece a partir das 20 horas, no Al Giardinetto, na rua Eliezer Levy, 2925, Trem.

 


Close.
Cantor Mahrco Monteiro volta ao Amapá com seu novo show, “Simples Assim”, um espetáculo que comemora os 30 anos de carreira do artista e faz um passeio por grandes sucessos de sua carreira musical. O show no Amapá mostrará também musicas inéditas do último CD.
Carismático e dono de uma voz privilegiada, Mahrco Monteiro se tornou um dos grandes intérpretes do cenário musical paraense e expoente da música popular brasileira, em três décadas de carreira.
Seu novo CD traz participação especial de parceiros e amigos, como Lucinha Bastos e Nilson Chaves, seus parceiros em Trilogia, projeto de sucesso que percorreu vários Estados do país.
Em Macapá o show será apresentado no bar O Barril, dia 18 de agosto e tem a assinatura da produtora cultural Marta Lacerda.

 


Flash.
Fernanda Santos festeja hoje seus 15 anos. Parabéns especial!

 

Rombo.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (15) um projeto que torna crime de responsabilidade a alteração, pelo Executivo, da meta fiscal de um ano após o dia 17 julho do respectivo ano. A data escolhida porque é quando se encerram as atividades do Congresso no primeiro semestre de cada ano. Crimes de responsabilidade são os atos cometidos por autoridades, caso do presidente da República, que atentem contra a Constituição. Eles podem ser punidos com a perda da função, além de justificar um pedido de impeachment.

Jovem Senador.
Alunos da rede pública de Macapá e Santana estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 14, no Teatro das Bacabeiras, para conhecerem mais sobre o “Jovem Senador 2017”.
O encontro serviu para informar e esclarecer aos jovens as dúvidas de como participar da iniciativa desenvolvida pelo Senado Federal.
As inscrições do concurso encerram na próxima sexta-feira, 18. As escolas devem enviar à Seed as melhores redações dos alunos com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”.

Pré-Enem.
As aulas do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecidas pelo Governo do Amapá iniciam na próxima sexta-feira, 18, no auditório do projeto Minha gente, no bairro Novo Horizonte.
O cursinho Pré-Enem é voltado para os candidatos que não têm condições de pagar um curso particular de reforço. Os conteúdos serão ministradas por professores voluntários.
As aulas acontecerão às sextas e sábados no horário de 8h as 12h e de 14h as 18h, e no domingo de 8h as 12h.

Concurso.
Ao todo, 24.639 candidatos se inscreveram para o concurso da Polícia Civil do Estado do Amapá.
Eles concorrerão a 205 vagas, sendo 25 para o cargo de delegado, 120 para agente de polícia e 60 para oficiais de polícia. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva com 755 vagas. As informações são da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do certame.