Ziulana Melo

Social


Exposição – A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Rotary Clube Internacional/Macapá, realizará neste sábado, 25, uma exposição de todo material produzido por alunos do 5º ano do ensino fundamental de 13 escolas municipais que fizeram parte de um projeto do curso de pós-graduação intitulado “Professor Coach: a arte de potencializar habilidades em sala de aula”.
Um dos objetivos é oferecer ao aluno a possibilidade de vivenciar novas maneiras de aprendizagem, inclusive contribuindo na construção do processo de leitura e escrita, que é uma necessidade e uma grande dificuldade das escolas, pois o professor é constantemente desafiado a utilizar em seu cotidiano novas formas de tornar as aulas mais agradáveis, atrativas e ao mesmo tempo capazes de desenvolver essas habilidades.
O projeto aconteceu no período de abril a novembro de 2017 e será apresentado para a comunidade a partir das 8h30, na Escola Hildemar Maia.

 


Flash.
Essa galerinha jovem aí embarcou nesta quinta-feira, 23, com destino ao Maranhão, para disputar a etapa nacional no Torneio Juvenil de Robótica (TJR 2017), que inicia hoje e segue até dia 25 de novembro. Eles vão competir nas modalidades: sumô, cabo de guerra, resgate de alto risco no plano, dança e viagem ao centro da terra. Na torcida!

 

Destaque. O Encontro dos Tambores, ação alusiva ao Mês da Consciência Negra, acontece até 29 de novembro, no Centro de Cultura Negra do Amapá. Este ano, o Município investiu R$ 30 mil, por meio de Termo de Colaboração, cujo objetivo é dar apoio à realização do evento.
Na noite de quarta-feira, 22, houve culto afro, batuque, dança e fé com as apresentações das comunidades de religião de matriz-africana (mina, umbanda e candomblé). A atividade reuniu aproximadamente 200 praticantes deste segmento, onde pediram o fim da intolerância religiosa e do racismo no Amapá e no Brasil. Acompanhe algumas imagens do evento:

 

 


Clic.
Secretário Lucas Abrahão (Semast), apresentou na quarta-feira, 22, a nova diretora do Departamento de Promoção e Orientação da Diversidade Sexual (Depir) da Semast, Anne Pariz.
A diretora já atua na Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e acumulará o cargo.

 

     
Close.
Parabéns aos jovens estudantes Vinícius Góes, Geovanna Pinheiro, Ana Flor e Expedito Júnior pela formatura do 1º grau, no Colégio Bartoloméa.
Solenidade ocorreu na última terça, 21.
Nas imagens, os estudantes com amigos e familiares na comemoração.

 

Trânsito.
A Escola Municipal José Leoves Teixeira fará exposição de trabalhos dos alunos da instituição sobre o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), nesta sexta-feira, 24.
As crianças irão apresentar várias ações ligadas ao tema com danças, teatro, apresentações de rap, exibição de documentário, entre outras atividades. Toda a comunidade escolar participará e, ao final do evento, haverá sorteio de cestas básicas.

 

Ação Educativa.
A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), realiza nesta sexta-feira, 24, a partir das 8h, uma ação educativa e de recolhimento de material descartável das calçadas de ruas e avenidas do entorno do prédio. O objetivo é combater os criadouros dos vetores do mosquito Aedes aegypti. A ação contará com a participação de técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), agentes de endemias e pessoal de limpeza de Macapá. As equipes vão se dividir e fazer a retirada de copos plásticos, garrafas, sacos plásticos, latas de cerveja, refrigerantes e outros objetos, que estejam em via pública.

 

Saúde do homem.
As ações do Novembro Azul têm movimentado as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da capital. Nesta quinta-feira, 23, foi dia da UBS Pacoval prestar uma manhã de atendimentos aos seus usuários, que realizaram consulta médica, exame de PSA, aferição de pressão arterial e orientações em saúde bucal.
Até o fim do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza atividades em diversos pontos da cidade e ações intensificadas em todas as UBS’s, além de palestras que ajudam a tirar dúvidas e reforçam a importância do exame preventivo.

Banzeiro.
Os ensaios para o cortejo de Dezembro do Banzeiro do brilho-de-fogo iniciam nesta sexta-feira, 24, às 19h na praça Floriano Peixoto.
Chegou a hora de chamar os amigos e levar a família para aprenderem a tocar as caixas de marabaixo nas oficinas do Banzeiro e fazer parte de mais um lindo cortejo nas praças e ruas de Macapá.