Ziulana Melo

Social


Reveillon – A II Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro celebrará o Réveillon 2018 na orla da capital amapaense.
A expectativa é que 150 mil pessoas compareçam ao evento que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de dezembro com programação que destacará a riqueza cultural dos povos afrodescendentes do Estado.
Trata-se de uma ação conjunta dos governos federal e estadual em parceria com a Fundação Cultural Palmares e emendas do deputado federal Marcos Reátegui.
O assunto fui discutido nesta sexta-feira, 15, em um encontro realizado pelo governo do Estado, no qual estiveram presentes representantes de segmentos relacionados à cultura afro-étnica, como grupos de marabaixo e batuque; de capoeira; de ritos tradicionais de matriz africana e de hip-hop, todos interessados em compor as apresentações culturais da II Virada Afro.

 


Clic.
Parabéns especial ao jovem Marco Aurélio Corecha Dias, que comemorou nesta segunda, seus 18 anos de idade. Felicidades!

 


Destaque.
O fim da tarde de domingo, 17, foi especial para centenas de brincantes do Banzeiro Brilho de Fogo, que saíram em cortejo pelas ruas de Macapá para comemorar os quatro anos de existência de uma das maiores expressões da cultura popular da capital.
Na foto, o prefeito Clécio Luís acompanhando o trajeto, que partiu da Fortaleza de São José de Macapá rumo à Praça Floriano Peixoto. Ele anunciou melhorias no ano que vem para fortalecer o coletivo.

 

  
Close.
Rock and roll, Disco Music, Woodstock, Cassino do Chacrinha, POP, Lambada, Axé, Pagode e Xou da Xuxa fizeram parte da apresentação dos alunos do Projeto Criança e Educação: Universo em Construção, com o tema Conhecendo a História da Música: dos Anos 60 a 90.
O show musical ocorreu na última sexta-feira, 15, em duas sessões, tarde e noite, no auditório do Sebrae/AP.
Criançada deu o maior show!

 

  
Clic.
O sonho da união legal e religiosa foi concretizado por 154 casais na última edição do Casamento na Comunidade de 2017. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (16), na Igreja da Paz, bairro Laguinho, e celebrou os excelentes resultados obtidos pelo programa durante o ano que finaliza.
A cerimônia contou com homenagens do cantor Mateus Silveira com as músicas “Aleluia” e “Oração da Família”, quando também foi acompanhado pelo supervisor do Cejusc Zona Norte, Pedro Conceição.

 


Flash.
Os alunos da rede municipal de ensino de Macapá já estão em contagem regressiva para a apresentação da Cantata Natalina da Prefeitura de Macapá, que este ano ocorrerá nesta sexta-feira, 22, às 19h, na Praça Beira-Rio (Jaci Barata Jucá), em frente ao Trapiche Eliezer Levy.
A cantata é formada por 1.200 vozes de alunos e é considerado o maior coral infanto-juvenil do estado do Amapá.

 

Riscos.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nota na qual alerta a população sobre os riscos relacionados à venda e aplicação de vacinas em farmácias e drogarias.
É uma resposta da entidade ao anúncio pela Anvisa de que nos próximos dias essa autorização será publicada no Diário Oficial da União.
E pede que essa decisão seja revista com urgência, por conta dos problemas que pode causar à saúde da população, em especial de crianças e adolescentes.

Toca do Saci.
Projeto social de incentivo a leitura organiza uma ação de Natal para o dia 25, no bairro Pacoval..
“Toca do Saci”, atende cerca de 120 crianças em dois sábados de cada mês. Tudo acontece na casa da coordenadora Rute Xavier, na Avenida Ceará, número 220. Quem puder, ajude com doações de brinquedos para ajudar realização.

Processo suspenso.
A Justiça Federal determinou que o Ifap suspenda imediatamente o processo seletivo para os cursos técnicos integrados da instituição.
A decisão liminar, que atende a pedido do Ministério Público Federal, determina que, em 10 dias, o Ifap altere o critério de seleção de candidatos.
O instituto deverá realizar provas e não apenas classificar os estudantes por meio de análise do histórico escolar.

Refis.
Contribuintes que possuem débitos junto à Prefeitura de Macapá, vão poder contar com desconto de até 100% nas multas, juros e encargos para quitação de dívidas através do programa de Recuperação Fiscal (Refis), lançado nesta segunda-feira (18). As negociações seguem até 18 março de 2018.
Para quem quitar a dívida em parcela única (à vista), até o dia 18 de janeiro, receberá desconto de 100% nas multas, juros e encargos.
A Central fica localizada na Avenida Cônego Domingo Maltez, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Trem. O funcionamento é das 8h às 17h.