Ziulana Melo

Social


Mudança – Integrantes do PMDB aprovaram, em convenção nacional extraordinária nesta terça-feira (19), a mudança do nome da legenda, com a retirada da letra “P”, que significa a palavra partido.
A partir de agora, a legenda volta a ser chamada pelo nome original: MDB – Movimento Democrático Brasileiro.
Movimento Democrático Brasileiro era o nome da agremiação antes de 1980, quando, ainda durante a ditadura militar, foi adotado o pluripartidarismo.
O resgate da sigla MDB faz parte de uma estratégia dos peemedebistas de diminuir o desgaste do PMDB e da política partidária junto à sociedade.

 

 


Clic.
A simpatia e alegria da linda Ana júlia, em sua mega festa de aniversário.

 

   
Destaque.
O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da Associação dos Membros do Ministério Público (AMPAP), promove, anualmente, o concurso do Melhor Arrazoado.
O evento foi realizada na última segunda, 18, na Procuradoria Geral de Justiça Promotor Haroldo Franco e teve como vencedores os promotores de Justiça Neuza Barboza, Benjamim Lax e Miguel Angel, em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
Premiação é destinada aos três melhores trabalhos apresentados e autuados em qualquer fase do processo, em primeira instância, nas áreas criminal, civil, eleitoral e em processo administrativo.
Também durante o evento, foi feita a premiação do “Estagiário em Destaque”. Ao todo, três acadêmicos foram premiados por conta de seus projetos, selecionados pela comissão organizadora do certame.

 


Clic.
Tomou posse em sessão especial, realizada nesta segunda-feira (18), no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) a nova procuradora-geral de Contas, Rachel Ribeiro Barbalho, para o biênio 2018/2019.
Rachel é natural da Bahia e graduada em Direito pela União Metropolitana de Educação e Cultura.
Aprovada em concurso para a carreira procuradora de contas, tomou posse no TCE em 2014.
Durante a posse, a procuradora Amélia Gurjão, que transmitiu o cargo, fez um balanço de sua gestão à frente do MPC nos últimos quatro anos e agradeceu o empenho de sua equipe.

 


Flash.
A felicidade de dona Maria Alves, na comemoração de seus 90 anos. Festa foi prestigiadíssima por toda a família.

 

 

Prêmio Escola.
Nesta quarta-feira, 20, às 16h30, no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, acontecerá a solenidade do Prêmio Escola de Leitores 2017, que homenageará os alunos da rede municipal que alcançaram a meta, com mais de 15 livros lidos no ano. O prêmio faz parte do projeto Escola de Leitores, da Divisão de Recursos Didáticos (Dired), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Feira Colaborativa.
A Prefeitura de Macapá iniciou na segunda, 18, o cadastramento para o Projeto Mulheres que Fazem: Feira Colaborativa. A finalidade é criar um banco de dados com as informações das empreendedoras, que, posteriormente, serão oportunizadas nos eventos organizados pelo Município, em vários ambientes, de acordo com a disponibilidade de espaço.
O cadastramento pode ser feito até sexta-feira, 22, das 8h às 12h, na Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Novo teste.
A Anvisa registrou dois novos autotestes para detectar o vírus HIV. Eles poderão ser vendidos em farmácias para realização em casa e usam amostras de saliva.
Após a coleta da saliva, o resultado pode ser em lido em 20 minutos. Esses autotestes só conseguem detectar o HIV após três meses de exposição, devido à janela imunológica.

Condução.
Ministro Gilmar Mendes, do STF, proferiu nesta terça, 19, decisão liminar (provisória) proibindo, em todo o país, a realização de conduções coercitivas para interrogar investigados. O ministro considerou que esse procedimento é inconstitucional.
A decisão de Mendes ainda deverá ser submetida ao plenário do STF, formado por 11 ministros, para que seja confirmada ou rejeitada.
Mendes tomou a decisão em duas ações das quais é relator e que questionavam a condução coercitiva.