Ziulana Melo

Social


Convocatória – Com os objetivos de fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas e incentivar o papel desses espaços no desenvolvimento de comunidades, o Conecta Biblioteca lançou uma nova convocatória para selecionar 108 bibliotecas públicas em todo o Brasil. As inscrições vão até o dia 05/03 e o edital completo está disponível no site www.recode.org.br/convocatoria .
A convocatória está aberta a bibliotecas públicas estaduais ou municipais situadas em municípios com até 400 mil habitantes ou Distrito Federal, com no mínimo 3 computadores voltados ao uso da comunidade e conectados à Internet. Também é necessário ter cadastro atualizado junto ao sistema nacional de bibliotecas públicas e sistemas estaduais.

 


Clic.
Felicitações especiais a querida colega jornalista Sândala Barros, que festejou idade nova no último fim de semana. Ela que comanda com muita competência, a Gerência de Comunicação do Sebrae/Amapá.

 


Destaque.
Uma palestra-show com o tema “O Poder Feminino”, que será realizada no dia 10 de março, às 17h, no auditório do Sebrae, vai ajudar mulheres vítimas de escalpelamento do Amapá.
Parte da renda do evento será destinada para uma campanha que, inicialmente, dará uma máquina de costura a para confecção de perucas à associação que cuida dessas mulheres.
A palestra será ministrada pela fisioterapeuta e youtuber Cátia Damasceno (foto).

 


Flash.
-Em close, Nielly e festejando a formatura em Análises Clínicas. Solenidade pra lá de concorrida, ocorreu no último fim de semana.

 


Close.
Histórias contadas, leituras e visita ao prédio do Complexo Cidadão Centro do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Biblioteca institucional fizeram parte do roteiro interativo realizado pelos alunos da Escola Estadual de Educação Popular Professor Paulo Freire. A visita realizada na última sexta-feira, 23, faz parte do Projeto “As bibliotecas públicas no Estado do Amapá: diagnóstico situacional”.
O projeto é de autoria da bibliotecária do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Biblioteca (CEAF/Biblioteca), Leididaina Araújo e Silva, e cerca de 26 alunos participaram da última visita, acompanhados pelas professoras Telma Oliveira, Marilene Nascimento e Maria Jacira.

 


Clic.
Francisca Rocha, em noite de muitas comemorações pela passagem de seu aniversário. Felicidades!

 

Bombeiro Músico.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) abriu na última sexta-feira, 23, as inscrições para o projeto Bombeiro Mirim Músico. As atividades são voltadas para crianças, adolescentes e jovens com idade entre 10 a 18 anos. Para 2018, serão ofertadas 200 vagas para a capital e 100 para o município de Oiapoque. As inscrições encerram no dia 16 de março. A expectativa é atender aproximadamente 500 alunos, divididos por turmas de segunda a sábado, pela manhã das 8h às 12h e à tarde, das 14h30 às 18h.

Imposto de Renda.
Foi liberada pela Receita federal nesta segunda-feira (26), por meio de sua página na internet, o programa gerador do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017.
O contribuinte pode baixar o programa para fazer a declaração, mas só poderá enviá-la ao Fisco a partir do dia 1º de março – quando começa a temporada do IR 2018.
O prazo de entrega se estende até 30 de abril.

Amapá Jovem.
Tiveram início nesta segunda, 26, as inscrições para as atividades de formação e ocupação de jovens beneficiários do Programa Amapá Jovem. Elas podem ser feitas através do site www.juventude.ap.gov.br ou em uma das unidades da Rede Super Fácil e nas gerências da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), nos municípios. Os beneficiários que não tiverem acesso à internet, podem dirigir-se a uma unidade do Super Fácil mais próxima, para fazer a inscrição, que se encerram na próxima sexta, 2. Os interessados devem escolher a ocupação desejada, considerando a habilidade específica do participante. As aulas estão previstas para começar no dia 5 de março.

Palhaçaria.
No período de 1 a 4 de março, acontece na escola circense Casa Circo, localizada na Rua Ernestino Borges, no bairro Laguinho, o “1º Encontro de Palhaças do Amapá”, que tem o objetivo de incentivar e discutir a apresença das mulheres na arte da palhaçaria.
O evento, que conta com a articulação da palhaça e atriz Romana Melo, do grupo paraense Palhaços Trovadores, também terá apresentação de espetáculos e oficinas.