Ziulana Melo

Social


Alerta – No Dia Mundial do Rim, lembrando na última quinta-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para a prevenção de novos pacientes nas unidades de nefrologia de Macapá e Santana. Dados da pasta, revelam que 90% dos pacientes atendidos no Estado, desenvolveram insuficiência renal em decorrência de doenças que podem ser evitadas, como diabetes e hipertensão.
Quem já é diabético ou hipertenso, pode se tratar e monitorar a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que são as responsáveis pelo atendimento, para que não evolua o quadro clínico renal.
A orientação é da enfermeira nefrologista, Leila Silva, que coordena as duas unidades que oferecem o serviço de hemodiálise no Estado, a do Hospital de Especialidades Clínicas Alberto Lima (Hcal), na capital Macapá, e a Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão, inaugurada pelo Governo do Amapá, em 2017, no município de Santana.

 


Clic.
Em close, a bela Juliana festejando aniversário

 


Destaque.
Na manhã desta sexta-feira, 9, foram entregues os equipamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município. Os 107 equipamentos médico-hospitalares foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.
Na foto, Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), prefeito Clécio Luís e a secretária Municipal de Saúde, Silvana vedovelli, no momento da entrega dos equipamentos.
Ao final da cerimônia, foi servido um café da manhã alusivo ao Dia Internacional das Mulheres.

 


Flash.
Esta conista registra e envia felicitações especiais ao engenheiro químico e empresário José Jucá, que comemora idade nova, neste sábado.
Na foto, ao lado de sua amada esposa, professora Antônia Jucá.

 


Close.
A Prefeitura de Macapá teve um projeto de ecoturismo selecionado para ser apresentado no maior evento de investimento mundial, a convite do Ministério do Turismo.
O Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) apresentou o projeto intitulado “Boat Hotel” (Barco Hotel), que levará turistas do mundo todo até a pororoca do Bailique, fazendo um passeio pela foz do rio Amazonas, no arquipélago.
O projeto será apresentado e discutido no período de 13 a 16 de março, na Marché Internacional des Professionnnels de L’immobilier- MIPIM, em Cannes, na França, pela diretora-presidente do Macapatur, Juliane Pereira, que, além da apresentação, irá participar do painel de debates sobre cidades sul-americanas e amazônicas. O convite foi feito pelo secretário nacional de Estruturação do Turismo, Totó Parente (foto), para fazer parte da comitiva oficial do Ministério do Turismo.
diariamente para a realização do trabalho no serviço público municipal.

 


Clic.
Festa, nesta sexta-feira, 9, para comemorar os 56 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hildemar Maia, completados no dia 3 de março, data de sua criação.
A criançada ganhou, no volta às aulas, um super café da manhã especial, com direito a bolo e parabéns para a antiga escola do Elesbão.

 

Macapá cidadania.
A Prefeitura de Macapá dará continuidade ao projeto Macapá Cidadania na Escola Benigna Moreira, no bairro Congós, neste sábado, 10, a partir das 8h.
O Município levará à comunidade todos os programas socioassistenciais disponíveis, como, por exemplo, inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, ID Jovem, tarifas sociais de água e luz, aposentadoria, informações sobre as taxas de isenções de concursos, Enem, Passe Livre da Pessoa Idosa e Pessoa com deficiência e Carteira Federal do Idoso.

Concurso.
A prova objetiva do concurso público para o cargo de defensor público do Estado do Amapá ocorre no próximo domingo, 11. O teste será aplicado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), contratada pelo governo para executar as fases do certame. De acordo com a FCC, na disputa pelo salário de R$ 13 mil, concorrem 72 candidatos para cada uma das 40 vagas disponibilizadas no edital do concurso.

Vestibular.
Foi lançado na sexta, 9, o Processo Seletivo 2018 da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) que oferta 550 vagas para 11 cursos de graduação. Poderão participar, somente os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2017.
As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet de 9 a 25 de março no endereço eletrônico processoseletivo.ap.gov.br.

Festa no palco.
O Teatro das Bacabeiras comemorou 28 anos de muitos espetáculos ao público amapaense.
Ontem, foram mais de 12 horas de programação, no qual o público foi recepcionado por estátuas vivas e uma exposição fotográfica sobre as aves do Amapá.
No palco principal, homenagens foram feitas a pessoas importantes na construção dos diversos seguimentos artísticos do estado.