Ziulana Melo

Social


Nome social – O TSE informou nesta segunda-feira (2) que o título eleitoral de uma pessoa
transgênero trará apenas o nome social com o qual se identifica, e não terá o nome original que consta em seu registro civil.
Inicialmente, a resolução permitiu a participação de pessoas trans nas cotas de gênero nas candidaturas e dizia que o título eleitoral também informaria o nome original. Nesta segunda, porém, o presidente do TSE, Luiz Fux, anunciou que isso não vai acontecer.
A pessoa que quiser emitir um título eleitoral com o nome diferente do que consta em sua carteira de identidade deverá ir a um cartório eleitoral da cidade onde vota entre 3 de abril e 9 de maio para promover a alteração.

 


Clic.
Em close, Cinthya Souza

 


Destaque.
Desembargadores Carmo Antônio e Rommel Araújo, e os juízes Adão Carvalho, Matias Pires, Almiro Avelar e Julle Anderson Mota, quando participavam do 2º FONAJUC – Fórum Nacional dos Juízes Criminais, ocorrido nos dias 15, 16 e 17 de março em Brasília.

 


Clic.
No próximo dia 11 de abril, terá início a temporada do Festival “Música na Estrada”, que reúne apresentações culturais e oficinas voltadas para a área musical.
Temporada contará com cursos de piano, violão, violino e shows de choro, MPB e música clássica.
Evento é inteiramente gratuito, e segue até o dia 15 de abril, no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, e com apresentações imperdíveis do Trio Choro de Fita (PA) e Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (PA), no Amapá Garden Shopping.

 


Close.
Kevin Tiago Maia, bolsista do Tjap, de apenas 16 anos, sagrou-se vice-campeão, medalhista de prata, no Campeonato Sul-americano de Jiu-jitsu Esportivo 2018, que aconteceu nos dias 24 e 25 de março, em Belém do Pará.
Competição é uma das mais importantes para os praticantes e atletas desta modalidade.
Parabéns, garoto!

 


Flash.
Belíssima debutante Camila Silva, em sua mega festa de 15 anos, comemorados recentemente.

 

Cantata encenada.
O público amapaense, visitantes e turistas têm à noite desta quarta-feira, 4, a oportunidade de assistir no Teatro das Bacabeiras a um espetáculo inédito na história da música local. Trata-se da Cantata Pascual Encenada – ‘Do Olivete ao Calvário’, de J. H. Mander. O evento está marcado para as 19h30 com duração aproximada de duas horas.

Mutirão.
Teve início na segunda, 2, a Semana Mensal de Execução Fiscal promovida pela Justiça do Amapá em cooperação com a Procuradoria Geral do Estado e a Federação do Comércio.
Realizado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum de Macapá, o mutirão é uma oportunidade para negociação de débitos junto ao fisco estadual e municipal em duas frentes: audiências pré-agendadas e demandas espontâneas.

Autismo.
Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de Macapá realizou na segunda-feira, 2, o Fim de Tarde Azul, uma programação especial alusiva à data que levou entretenimento e simbolismo para as famílias e crianças que convivem com o transtorno.
O acender das luzes abriu a noite, iluminando toda a Praça Floriano Peixoto.

Marabaixo.
O Ciclo do Marabaixo 2018, que teve início no sábado de aleluia, no barracão da Tia Gertrudes Saturnino, segue até o dia 3 de junho, com missas, novenas, ladainhas, cortejos, retirada dos mastros, bailes, entre outras atividades culturais e religiosas.
Durante o Ciclo do Marabaixo, além de conhecer o toque das caixas, a leveza das dançadeiras e a beleza das cores das roupas, o visitante poderá experimentar o tradicional caldo (cozidão) e a gengibirra, batida de gengibre servida durante as apresentações.