Ziulana Melo

Social


Digital – Condutores habilitados do Amapá já podem utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, versão eletrônica do documento de papel. A apresentação do documento aconteceu nesta sexta-feira, 25, na sede do Detran/AP.
A carteira de motorista eletrônica já está disponível no Estado e começou a valer, em todo o país, em fevereiro deste ano. Ela poderá ser acessada por meio de aplicativo de celular.
Para utilizar a CNH digital, é preciso ter o documento original com um QR Code, que começou a ser emitido em maio do ano passado. Quem ainda não possui o código, deve solicitar uma segunda via, emitida mediante pagamento.

 


Close.
Aluna do curso de Farmácia e mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Jennifer Cavalcante, venceu a 15ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na grande área Ciências da Vida. O resultado foi divulgado na última terça-feira, 22. É o segundo ano consecutivo que um bolsista de IC&T da Universidade leva a premiação.

 


Destaque.
Com o talento reconhecido no Brasil e no exterior, a amapaense Lia Shopia retorna a Macapá e brinda os conterrâneos com o show “Eu Me Acho Amazônia”.
No clic, durante entrevista na Diário FM onde falou sobre a sua trajetória de sucessos e o show, que acontece neste sábado, 26, na Trina Cervejaria Artesanal, no bairro Beirol.

 


Clic.
Presidente do TRE-AP, desembargador Manoel Brito, e a diretora-geral, Ana Bela Barbosa participam do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, em Alagoas.
O evento reuniu centenas de juízes, desembargadores e ministros dos Tribunais Superiores, e contou com uma programação com nomes de grandes juristas do cenário nacional, como a ministra Cármen Lúcia e o ministro Dias Toffoli.

 


Close.
Foi com muita alegria, em ritmo de brega e com tema de Copa do Mundo, que a população em situação de rua comemorou nesta sexta-feira, 25, o aniversário de 4 anos do Centro de Referência de Atendimento Especializado à População em Situação de Rua, o Centro POP-Amizade.
Com a animação de Rafael Barros e Marcinho dos Teclados, todos puderam se confraternizar com os servidores da Prefeitura de Macapá.
O Centro tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. São ações de acolhimento, acompanhamento e articulação em rede.

 


Flash.
Esbanjando elegância, a presidente da Associação dos Magistrados do Amapá, juíza Elayne Cantuária marcando presença no XXVIII Congresso Brasileiro de Magistrados, em Alagoas

 

Trânsito.
A Escola Municipal de Ensino Infantil Cantinho do Amor recebeu a equipe da Polícia Rodoviária Federal para a apresentação do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran 2018), com o tema “Transformando atitudes para salvar vidas”. O objetivo do Fetran é educar o pequeno cidadão não apenas para o trânsito, mas para a vida, conscientizando sobre os direitos e deveres que as crianças têm como pedestres, passageiros e futuros condutores.

Reitoria.
A UEAP marcou para o dia 5 de junho a consulta à comunidade universitária para escolha do nome do novo reitor. Cerca de dois mil professores, técnicos e alunos devem votar. Cada eleitor poderá votar em uma das chapas inscritas no processo eleitoral. A votação vai acontecer no campus I da universidade, localizado na avenida Presidente Vargas, das 9 às 21h. Duas chapas estão concorrendo. A chapa 10, que tem como candidata à reitora Edna Oliveira e vice-reitor Wellian Chaves; e a chapa 20, que tem Kátia Paulino como candidata à reitora e Marcela Videira para vice-reitora.

Constelações Familiares.
Começou nesta sexta-feira, 25, o módulo I da Formação em Constelações Familiares Sistêmicas, ofertada pelo GEA e MP/AP.
A abertura ocorreu no auditório do Museu Sacaca, em Macapá. O curso terá 6 módulos e o primeiro ocorre nos dias 25 e 26 de maio de 8h às 12h e das 14h às 18h. A previsão de término é para novembro deste ano. Participam desta capacitação mais de 90 servidores que trabalham na área de mediação e conciliação de conflitos de órgãos públicos ligados à educação, administração, saúde, segurança pública, defesa do consumidor, assistência social e jurídica.

Curso.
Na quinta-feira, 24, o Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação (NTM/Semed) deu início ao curso de Formação para Profissionais da Educação Municipal inserido no projeto Inova Escola, da Fundação Vivo. A formação trata de metodologias práticas para o uso das novas tecnologias dentro da sala de aula, de modo a aperfeiçoar o ensino com o auxílio dos recursos tecnológicos educacionais voltados para a nova geração de crianças que já compreendem o mundo digital. O curso é dividido em sete módulos que irão trabalhar todas as questões que envolvam inovação tecnológica na educação.