Ziulana Melo

Social


Dia do Desafio – No próximo dia 30 de maio, o Sesc Amapá realiza mais uma edição do “Dia do Desafio”, evento internacional acontece anualmente em 21 países do Continente Americano, com o objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física.
A ação visa o benefício da promoção da saúde e da qualidade de vida estimulando a população a quebrar sua rotina sedentária e praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.
Também haverá atividades coordenadas pelo Sesc nos municípios de Mazagão, Amapá, Laranjal do Jari e Oiapoque. Todas as atividades para este dia serão desenvolvidas pelas unidades Sesc em parceria com as instituições públicas e privadas e de segmentos sociais.
Vence o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada município.

 


Flash.
Em Close, a sorridente Ana Júlia Marques

 


Destaque.
O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Cofen/Coren) premiou a técnica de enfermagem Neuza do Rego Marques e o enfermeiro Waldir Pires Bitencourt que, atualmente está à frente do Hospital de Emergência (HE), com o Prêmio Destaques de Enfermagem 2018, pelos relevantes serviços desempenhados na saúde pública amapaense.
A escolha para a premiação teve voto de direto das categorias de técnicos e enfermeiros, que reconheceram os colegas de trabalho pelo desempenho profissional.

 


Clic.
Toda a elegância do estilista que veste as mulheres mais bonitas da cidade: Ruy dos Anjos.

 


Close.
Linda e simpática Camila Silva, em clic especial

 


Flash.
Casal Stenio e Raiane, transbordando de felicidade, na noite do “sim”, no último fim de semana. Felicidades!

 

Junho Verde.
Para preservar o meio ambiente no Amapá, a programação ‘Junho Verde’ quer levar conscientização, através de debate, planejamento e integração das áreas de pesquisa, fiscalização e gestão. O evento será realiza no período de 2 a 9 de junho, em Macapá. Com palestras e atividades esportivas, a proposta é divulgar o tema e sensibilizar o público sobre a sustentabilidade, principalmente em relação ao uso de materiais destacáveis. Campanhas serão realizadas para chamar atenção ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Enem.
O período para candidatos solicitarem atendimento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começou nesta segunda, 28, e vai até o dia 3 de junho. Participantes transexuais e travestis que queiram ser identificados pela sua identidade de gênero precisam fazer o pedido online. No formulário a ser preenchido, o candidato pode indicar qual tipo de sanitário deseja usar no dia do exame – masculino ou feminino.

Vacinas.
Os estoques das vacinas pentavalente, meningocócica C, BCG e pneumocócica Valente estão reduzidos nas unidades básicas de saúde de Macapá. De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, o problema ocorre nos repasses do Ministério da Saúde (MS) para todo o país.
Todas as vacinas integram o Calendário Básico de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde e imunizam, por exemplo, contra tétano, tuberculose, difteria, meningite, coqueluche, entre outras doenças.

Alfabetização.
Ocorrerá nesta terça-feira, 29, a 6ª Formação Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
O evento encerrará as atividades referentes aos anos 2017 e 2018, com formação de aproximadamente mil professores da rede municipal.
Por meio da formação continuada de professores alfabetizadores, ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas do Ministério da Educação que contribuam para a alfabetização na idade certa, 30 professores do município capacitarão professores e coordenadores pedagógicos alfabetizadores.