Ziulana Melo

Social


Exame de Massa – O Estado do Amapá vai realizar o primeiro Exame de Massa específico para os povos indígenas. O objetivo é proporcionar aos índios, que não puderam concluir seus estudos na idade regular, a oportunidade de certificação de ensino nos níveis fundamental e médio. O exame é de caráter excepcional, e atende as especificidades linguísticas e culturais de cada etnia indígena do Amapá.
As inscrições serão presenciais e começarão pelas aldeias localizadas no município de Oiapoque. Durante o período de 13 a 18 de agosto, das 8h às 12h e das 15h às 21h, uma equipe do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Neja/Seed) estará no município recebendo as inscrições, nos seguintes pólos: Aldeia Manga, Espírito Santo, Kumenê e Kumarumã.

 


Clic.
Palmas para a sorridente eestudante de fisioterapia, Ana Carolina que festeja aniversário, hoje.

 


Em Destaque.
Toda a alegria da bela Gabriela Cordeiro, em sua prestigiadíssima festa de 15 anos.

 


Flash .
Linda Eliana Silva, em dia de festa, neste sábado.
Reúne a fa,ília e amigos para comemorar seus 18 anos de idade. Pespecial!

 


Close .
Ariel Moura volta ao palco do Norte das Águas, neste sábado, 11, para realizar o show ‘Soul Pop’, a partir das 22h.
Em apresentação única a cantora irá presentear o público com canções de artistas que admira.
O show contará ainda com a participação dos cantores Enrico Di Miceli e João Amorim.

 


Clic.
Em close, Isabella Seixas em recente ensaio fotográfico

 

Campanha.
A Prefeitura de Macapá encerrará neste sábado, 11, a partir das 17h, na Praça Floriano Peixoto, as programações da Semana do Aleitamento Materno e do Bebê.
Momento em que as secretarias de Saúde, Educação e de Assistência Social estarão juntas promovendo atividades de educação em saúde, atrações artísticas e culturais, além do tradicional mamaço. A campanha, que tem como tema Aleitamento materno: a base da vida, busca reforçar, dar visibilidade e incentivar a prática da amamentação, além de incentivar a reflexão sobre o desenvolvimento e crescimento do bebê.

Bio bijú.
O Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (CIFPA), que fica localizado em Santana, está capacitando 17 mulheres da comunidade quilombola do Porto do Céu, no distrito do Coração. Elas estão participando da oficina de confecção de bio bijuterias e curtimento de pele de peixe, que iniciou no dia 6 de agosto, deve encerrar no dia 30 deste mês.

Saúde no Museu.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Museu Sacaca irão realizar neste sábado, 11, das 8h às 13h, uma programação alusiva ao Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto.
Serão ofertadas consultas médicas com clínico-geral, pediatra, oftalmologista, otorrinolaringologista, psicólogo, psiquiatra e orientações com nutricionista, assistente social, avaliação com fisioterapeuta, palestras educacionais de hipertensão, diabetes e o processo de saúde, além de terapias como biodança e ginástica laboral.
A população também acesso às atividades de lazer.

Bolsas.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) divulgou nesta sexta-feira, 10, o edital da chamada pública para a seleção de 24 propostas para a concessão de bolsas para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A chamada é destinada a estudantes dos cursos reconhecidos pela Capes, de Instituição de Ensino Superior (IES) sediadas no Amapá ou de IES de outros estados do Brasil que estabeleçam Acordo de Cooperação Técnica com a Fapeap.