Ziulana Melo

Social


Livro – A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) realizará nesta quarta-feira, 15, o chamamento público de criação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. O evento é destinado para profissionais e acadêmicos do segmento do livro, da leitura, da literatura e bibliotecas.
O chamamento busca discutir políticas públicas voltadas para a democratização do acesso aos livros. Além de também agregar com escritores, livreiros, leitores, mediadores de leitura, bibliotecários, professores e alunos, sociedade civil organizada, movimentos sociais, gestores e membros do Executivo, Legislativo e Judiciário.
A criação do plano é fundamental para um planejamento sistemático e participativo, que corresponda à realidade macapaense com o intuito de garantir a integração de políticas para o segmento ao Plano Estadual e ao Plano Nacional do Livro e Leitura.

 


Clic.
Bela Isabella Freire em dia de festa, hoje, pela passagem de seu aniversário. Felicidades mil!

 

   
Em Destaque.
Desembargador Gilberto de Paula Pinheiro, vice-presidente do TJAP, e o juiz Luciano Assis, titular do Juizado de Infância e Juventude, quando participavam, no último sábado (11), da cerimônia do 30º aniversário de fundação da Grande Loja Maçônica do Amapá e posse do Grão Mestrado eleito para o período de 2018/2021.
Foram empossados Ulisses Barreto Teixeira, no cargo de Grão Mestre, e Francisco Carlos Miranda Leão, no cargo de Grão Mestre Adjunto.

 


Flash.
Em selfie especial, a bonita e querida Aline Medeiros em recente e movimentado evento social no Espaço Celebrar

 


Close .
Ocorreu na noite da última segunda, 13, a 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco, que elege os melhores parlamentares do ano em votações da internet, dos jornalistas e júri especializado.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi eleito pela 5ª vez o melhor senador na opinião dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.
Ainda foi o único senador a receber certificado de combate à corrupção e o crime organizado. Além de ter ficado em 7o lugar entre os 10 melhores avaliados pelo voto popular, na internet.
Essa é a sexta vez que o senador Randolfe Rodrigues é indicado ao prêmio de melhor senador do Brasil.

 


Clic.
Em close, casal Jean e Jéssica em recente ensaio fotográfico

 

Agosto Dourado.
Como parte da campanha do ‘Agosto Dourado’, que mês que incentiva a amamentação, o Banco de Leite Humano (BLH) irá realizar uma exposição de fotos na tarde desta quarta-feira, 15, no Macapá Shopping.
As fotos foram feitas com as mães de bebês que estão internados na UTI neonatal do HMML ou que frequentam o Banco de Leite em busca de informações ou apenas como doadoras.
Este ano o tema da campanha do ‘Agosto Dourado’ é “Aleitamento Materno: A base da vida”.

Cursos.
A Secult deu início na segunda-feira, 13, na Escola de Artes Populares R. Peixe, que funciona no Sambódromo, aos cursos nas áreas de operador de caixa, operador de supermercado, corte de cabelo e gestão de negócios. Os cursos são gratuitos e foram preenchidos em menos de 24 horas após a abertura das inscrições. As aulas acontecem no período da tarde, das 13h às 17h30, com instrutores credenciados pelo Pronatec .

Inelegível.
Ministro Fux disse nesta terça, 14, no último dia como presidente e integrante do TSE,que considera candidato condenado em 2ª instância como inelegível.
Esse critério de inelegibilidade é previsto na Lei da Ficha Limpa.
O caso de maior repercussão de alguém condenado que vai tentar disputar eleição este ano é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Prazo.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá orienta que candidatos, partidos e coligações observem atentamente o calendário eleitoral regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O mês de agosto prevê datas que marcam processos fundamentais para as eleições 2018. Nesta quarta-feira (15), é a data limite para que partidos políticos e coligações apresentem ao TRE-AP, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual.