Ziulana Melo

Social


Feminicídio – Dois atos públicos em Macapá neste sábado chamam a atenção para o combate do Feminicídio.
O primeiro, no sábado, 18, previsto para iniciar às 9h, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro da Capital, está sendo organizado por parentes e amigos de vítimas de violência doméstica.
O segundo é uma caminhada, que está sendo organizada por policiais militares em homenagem à cabo PM Emily Karine de Miranda Monteiro, de 29 anos, assassinada no último domingo (12) por seu companheiro, o soldado PM Kassio de Mangas dos Santos.
A caminhada programada por policiais militares acontece a partir das 17h30, a partir da Praça da Bandeira, na Avenida FAB, e percorrerá a Avenida Presidente Vargas e Rua General Rondon, com chegada à Catedral de São José, onde às 19h será celebrada missa em homenagem a Emily Karine.

 


Clic.
Belíssima e sempre simpática amiga Lorena Souza

 


Em Destaque.
Toda a beleza e simpatia de Aryanne, em recente ensaio fotográfico de Rafael Salman

 


Flash.
Esta colunista registra e envia votos de muito sucesso, ao primo Márcio Nunes pela formatura em Ciências Biológicas.
Na foto, com a filha cheia de ougulho, Vanessa.

 


Close .
Clic especial da formanda em Administração de Empresas, Katrina Sales

 


Clic.
Desde segunda-feira, 13, está acontecendo na Escola do Senai em Santana, a seletiva da Olimpíada do Conhecimento na modalidade Jogos Digitais 3D. Participam da competição alunos dos estados do As seletivas estão acontecendo em todos os estados brasileiros, com ocupações profissionais diferenciadas.
No Senai Amapá, os jovens Alex Junior Kuss, Lucas Raphael Ribeiro e Gabriel dos Santos Vieira disputam o primeiro lugar da ocupação.

 

Vagas.
Durante 15 dias, servidores da Escola Estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva – primeira escola com classes bilíngues do Amapá – estudarão, de forma prática e intensiva, a língua francesa. Trata-se do Curso de Francês Elementar, que visa fomentar a apropriação do idioma francês por toda a comunidade escolar. O curso faz parte do calendário de formação continuada planejado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Grupo de Assessoramento Técnico, Pedagógico e Linguístico da escola. As aulas são ministradas por professores do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand.

Dia D.
Acontecerá neste sábado, 18, o Dia de Mobilização Nacional para a imunização contra o sarampo e a poliomielite.
Em Macapá, a prefeitura disponibilizará a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), das 8h às 17h. Público-alvo: crianças de um ano a menores de cinco anos de idade. Para vacinar, pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação.

Voluntários.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá está convidando cidadãos interessados em participar do processo eleitoral como mesários voluntários nas eleições 2018, em outubro – no primeiro, e em caso de eventual segundo turno.
O cartório eleitoral da 10ª. Zona Eleitoral, na zona norte de Macapá, está realizando a inscrição presencial. Basta o cidadão comparecer no local com um documento de identificação.

Equinócio.
A Setur definiu a programação do projeto Equinócio da Primavera que acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2018, em Macapá.
O momento marca o início da primavera, em que a terra se inclina fazendo com que a Linha do Equador fique mais próxima da direção do sol, fenômeno chamado de Equinócio. O evento inicia no dia 19 de setembro, com a apresentação da orquestra Filarmônica Equinócio das Águas que terá a participação especial do coral “Vozes do Setentrião”. Durante três dias, acontecerão exposição de experimentos, palestra e oficinas, sob o viés “as Fases da Lua e os Eclipses” e “As Estações do Ano”, destinadas a alunos das redes pública e privada de ensino e, para a comunidade local.