Ziulana Melo

Social


Luta – Pessoas em situação de rua do Centro de Referência Especializado (Centro POP) farão uma mobilização nesta sexta-feira, 31, a partir das 14h30, na Praça da Bandeira, para marcar a passagem do Dia Nacional de Luta. O evento será organizado pela Prefeitura de Macapá.
O Dia de Luta contará com uma exposição fotográfica das pessoas em situação de rua. Haverá também a apresentação de um coral e competição de dama e dominó.
A data surgiu após o ataque a um grupo de moradores de rua na Praça da Sé, em São Paulo, em 19 de agosto de 2004. O ensaio com os defensores de pessoas em situação de rua foi pensado como estratégia para fortalecer o papel dessas lideranças.

 


Flash .
Elegantérrima amiga Andrea Saraiva e a competente jornalista Alcilene Cavalcante

 


Em Destaque.
Juiz Eduardo Contreras será empossado como desembargador do TJAP em Sessão Solene na próxima segunda-feira (03).
O nome do juiz de direito de entrância final foi aprovado na 744ª Sessão do Pleno Administrativo pelo critério de antiguidade, sendo promovido para ocupar a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador César Augusto Souza Pereira.

 

  
Flash.
Solenidade no Palácio do Setentrião, marcou a posse de 25 delegados de polícia.
Os novos servidores superaram a concorrência de 170 candidatos por vaga do concurso público lançado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), em 2017.
Com a posse, os delegados serão lotados em suas respectivas áreas, para as quais optaram durante a inscrição no concurso. Os novos servidores serão distribuídos pelos 16 municípios do Amapá.

 


Close .
Professora e pesquisadora Joana D’Arc Félix, uma das cientistas brasileiras que mais se destacam na inspiração e incentivo à iniciação científica de crianças e jovens no Brasil, estará em Macapá na próxima quinta-feira, 6, para uma palestra no auditório da Embrapa Amapá, a partir das 15 horas.
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio dos telefones (96) 98134-6533 ou (96) 98123-1087.
O número de vagas é limitado.

 


Clic.
Nesta sexta, 31, acontece o show “Arraial da Música Brasileira”, no Bar Sankofa – Ecocasa de Arte e Cultura Africana.
Show faz parte do projeto “Barca do Iraguany”, que antigamente era realizado somente em outubro, no período do Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do Amapá.

 

Mamaço.
Nesta sexta-feira, 31, o Banco de Leite Humano fará um ‘Mamaço’, uma reunião de mães e bebês para marcar o fim das festividades do “Agosto Dourado”, no Parque do Forte.
A programação terá música ao vivo, lanches, sorteios e a equipe do BLH estará disponível para tirar dúvidas e cadastrar mães que desejem se tornar doadoras de leite. Durante o evento terá um posto de coleta para frascos de vidro que são utilizados na coleta e armazenamento do leite materno.

Selo Unicef.
Encerra nesta sexta , 31, na SIMS, o 2º Encontro de Capacitação, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em parceria com o Estado e o Instituto Peabiru, com os representantes dos 16 municípios, que aderiram ao Selo UNICEF ainda em 2017.
No Amapá, é a terceira oportunidade que os municípios têm com a equipe do Unicef em formação.

Exposição.
Nesta sexta-feira, 31, a partir das 15h, na Praça da Bandeira, ocorrerá o encerramento da exposição audiovisual que retrata a vivência da população em situação de rua na visão dos profissionais do Consultório na Rua.
Ela percorreu espaços públicos durante o mês de agosto, buscando dar visibilidade às pessoas que são atendidas pelas equipes de saúde. A exposição é composta por imagens fotográficas que reproduzem o cotidiano das pessoas que vivem nas ruas e auditiva, traz os depoimentos e relatos dos pacientes.

Feira de Ciências.
Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para projetos científicos que poderão integrar a VI Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap) 2018.
O evento, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, no Sebrae, é realizado pelo Estado, através do Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Estado do Amapá, Seed, em parceria com a Setec.