Ziulana Melo

Social


Círio 2018- Maior manifestação católica no Estado, o Círio de Nazaré ocorrerá no segundo domingo de outubro, dia 14, e se inicia com a missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, às 7h. O percurso da procissão será o mesmo dos últimos anos, com saída do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na zona sul de Macapá e chegada na Igreja Matriz de São José, no centro da capital.
Além da principal, a programação terá mais oito romarias: Romaria dos rodoviários (12/10); Romaria fluvial (13/10); Romaria dos motociclistas (13/10); Romaria dos ciclistas (21/10); Procissão de transladação (13/10); Círio das crianças (20/10); Círio dos jovens (20/10); e Procissão das Luzes (22/10).

 


Flash .
Linda e elegante Kamila Bonilla, em recente viagem à Santorini, na Grécia.

 

Em Destaque. Em solenidade disputadíssima, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, deu posse ao novo integrante da Corte do 2º Grau do TJAP, desembargador Eduardo Contreras.
Juiz de carreira, que há 27 anos vem cumprindo sua atuação como magistrado no Amapá, Contreras é conhecido pelo equilíbrio, erudição e gentileza.
O Magistrado preenche a vacância deixada com a aposentadoria voluntária do desembargador César Augusto Souza Pereira, em agosto deste ano.
Natural de São Paulo, tem 69 anos, é casado com a amapaense Elizabeth Rosa de Paiva e pai de Eduardo Marcelo Margutti Contreras e Mariana Margutti Contreras.
Veja algumas imagens da posse do novo desembargador:

 

 


Clic.
Linda família do casal Felipe e Cláudia Menezes, na comemoração de suas bodas de pérolas. Felicidades!

 

Desfile Cívico.
Depois de muito ensaio das bandas de fanfarra, as escolas municipais de Macapá irão se apresentar nesta quarta-feira, 5, no Desfile Cívico 2018, com percurso pela Av. FAB e homenagens à cultura da capital. O tema deste ano é Macapá 260 anos – Nosso Jeito Tucuju. Além do desfile dia 5, com a presença de mais de 2mil alunos, o Município realizará desfiles cívicos na Fazendinha, Tracajatuba e Bailique, nos dias 6, 8 e 29 de setembro, respectivamente.

Sem Tabaco.
O Dia Mundial sem Tabaco será celebrado em todas as Unidades Básicas de Saúde de Macapá com atividades educativas, que ocorrerão durante toda a semana. Entre elas está o cadastro de fumantes para tratamento, oferecido gratuitamente em doze UBS’s.
A finalidade é sensibilizar os usuários para a importância da prevenção e tratamento do tabagismo. Em três anos de atuação, 800 pessoas já concluíram o tratamento, que tem duração de um ano e é feito com equipe multidisciplinar e auxilio de medicamento.

Imagem peregrina.
Uma celebração de amor e fé marcou o início da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense, nesta segunda-feira, 3. O translado faz parte da programação que antecede o Círio de Nazaré, que acontece no dia 14 de outubro, com missa e procissão que leva a imagem pelas ruas do centro de Macapá. A imagem foi recebida por funcionários do Setentrião e devotos da santa que acompanharam uma missa realizada pelo bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti.

Pré-natal.
A prefeitura da capital está promovendo diversas atividades para o incentivo e fortalecimento do pré-natal.
Na UBS Policlínica da Unifap, as gestantes tiveram uma manhã com orientações nutricionais, exames laboratoriais, consultas médicas, rodas de conversa e pintura de barriga.
Nas rodas de conversa, elas debateram temas como o momento do trabalho de parto e nascimento.
Atualmente, 6.303 gestantes fazem pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde.