Ziulana Melo

Social


Primavera nos Museus – Começou na segunda, 17, e segue até domingo, 23, em Macapá, a 12ª Semana da Primavera dos Museus, projeto nacional desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que tem o objetivo de provocar na comunidade interesse por esses espaços de ensinamento.
Oficina de pintura corporal indígena, workshop de biojóias, exposição arqueológica, apresentação de dança, exibição de filmes e Museu Vivo estão entre as atrações que o público poderá vivenciar durante a semana. Todas as atividades são gratuitas.

 


Clic.
O MP-AP promoveu na segunda, 17, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, reunião com representantes de escolas estaduais. Durante o encontro foi debatida e alinhada, entre os presentes e equipe técnica do MP-AP, uma estratégia para combater o suicídio entre os jovens.

 


Em Destaque.
Sucesso de público, o Luau na Samaúma desta segunda temporada terá diversas atrações, entre elas o cantor Mauro Cotta.
O evento, organizado pelo Ministério Público do Estado e Prefeitura de Macapá, ocorrerá dia 28 de setembro, na Praça da Samaúma, com o tema Brega Retrô.

 


Clic.
Durante três dias, haverá visitas agendadas de escolas, oficina de arqueologia, palestras sobre educação em museus, apresentação de teatro, passeio no regatão e de canoa, contação de História, exposição de arte Maracá/Cunani, além de outras atividades que representam a vida na região amazôncia.
A Primavera dos Museus é desenvolvida no Brasil inteiro pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e conta com a participação de 900 instituições, somando mais de 2.787 eventos em todo o país.

 


Close.
A juíza federal Lívia Cristina Marques Peres, titular da 3ª Vara Federal do Amapá, vai integrar a equipe de trabalho do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Tofolli.
A magistrada amapaense foi convocada para atuar como juíza auxiliar da presidência do CNJ. “A missão é desafiadora e, sem dúvida, geradora de grande aprendizado. É um honra representar a Justiça Federal na equipe”, disse a juíza.

 


Flash.
Na Semana Nacional do Trânsito, a Companhia de Transporte, Rotary Club Macapá e o Rotaract Club Macapá Tucuju fecharam parceria para divulgação das ações de educação que estão sendo implantadas na capital amapaense.
A primeira atividade será realizada no lançamento do simulador de colisão de acidentes de trânsito, neste sábado, 22, no Centro da cidade e no Amapá Garden Shopping.

 

Cancelados.
Cerca de 42 mil pessoas tiveram os títulos cancelados ou suspensos no Amapá, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O número representa quase 10% do total de eleitores aptos a votar nas Eleições 2018, que é de 512 mil votantes.
Ainda é possível fazer a regularização do documento, porém, esses eleitores não poderão ir às urnas este ano.

Cinto.
Iniciou nesta terça-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito. Tradicionalmente, ela é comemorada de 18 a 25 de setembro com programações em todo Brasil. Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema Nós somos o trânsito.
Em Macapá, a prefeitura trabalha com ações de educação permanentes em escolas públicas e privadas levando os conceitos de respeito ao pedestre e às leis de trânsito. A ênfase das ações de 2018 está no uso do cinto de segurança.

Eleições.
Encerrou na segunda, 17, o prazo para que os registros dos candidatos às eleições de 2018 fossem julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).
O TRE-AP cumpriu o prazo legal e julgou todos os registros de candidaturas protocolados em tempo hábil, e nesta terça-feira, 18.
Na segunda e terça-feira, da próxima semana (24 e 25), serão feitas as gerações das mídias que devem ser utilizadas para cargas dos dados nas urnas eletrônicas.

Vacinas.
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) lançou nesta terça-feira, 18, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.
O lançamento aconteceu numa fazenda na Rodovia Duca Serra, zona oeste de Macapá, com a presença de autoridades ligadas à pecuária e fiscais da Diagro.