Ziulana Melo

Social


Programa de Governo – O cidadão que desejar saber um pouco mais sobre o programa de governo dos candidatos ao cargo de governador do Amapá, podem obter informações no site da Justiça Eleitoral (TRE-AP).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, disponibiliza acesso às propostas dos candidatos, que foram inseridas no Sistema DivulgaCandContas, por ocasião de seus registros de candidaturas.
No mesmo sistema estão disponíveis para consulta, informações sobre prestação de contas dos candidatos, estatísticas de candidaturas, doadores e fornecedores de campanhas, além de outros dados eleitorais.

 


Flash.
Dia de “Nat”de Marcelle Fernandes. Na foto com o filho Vagner José. Parabéns especial da colunista.

 


Destaque.
Parabéns especial à querida, talentosa e premiadíssima Chef Socorro Azevedo, que festeja idade nova. Fecidades mil!

 

  
Close.
A professora e pesquisadora Margarita Leyva Sánchez, orientadora acadêmica de jovens aspirantes à carreira científica na Universidade TecMilenio, localizada no estado de Sinaloa – no México, fez uma visita técnica aos laboratórios de pesquisas de proteção de plantas da Embrapa Amapá, com o objetivo de verificar a estrutura, instrumentos e resultados de estudos desenvolvidos nesta linha de pesquisa.
Os setores visitados foram salas de criação de moscas-das-frutas e de parasitoides agentes de controle biológico, e os laboratórios de entomologia e fitopatologia.
A agenda da professora no Amapá faz parte da sua participação na 6ª Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Faceap), realizada na última semana, no Sebrae.

 

  
Clic.
A Feira de Ciências e Tecnologia do Amapá (Feceap) encerrou nesta sexta-feira, 21, premiando as melhores iniciativas apresentadas ao longo dos três dias de exposição, no Sebrae, em Macapá. Foram 70 projetos na edição deste ano. Além de medalhas e certificados, credenciais foram distribuídas aos vencedores, garantindo a participação em feiras afiliadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em outros Estados e fora do Brasil.
Além de iniciativas do Amapá, a sexta edição da Feceap contou com projetos de estudantes de Minas Gerais, Ceará e do México.
A programação contou com exposições de trabalhos sobre tecnologia, geologia, robótica, sustentabilidade, educação, entre outras áreas.

 


Flash.
Felicitações especiais à querida Rutilene Coelho, pela passagem de seu aniversário.

 

Congresso.
Começa na próxima quinta, 27, no auditório do Sebrae, em Macapá, o 4º Congresso da Federação Internacional de Educação Física, que reunirá ícones do passado e do presente de várias modalidades esportivas. A abertura será às 19h30, com a presença do professor-doutor em educação física, argentino Rodolfo Boaventura, e do presidente da Federação Internacional de Natação. Serão realizados sete cursos em várias modalidades, além de prestar homenagem aos pioneiros da educação física do Amapá.

Fomento.
O Senac realizará na segunda, 24, o “Projeto Fomento à Educação e ao Trabalho”. A programação será dividida em dois momentos, sendo a primeiro uma palestra onde o autor evidenciará a proposta de sua obra, promovendo um momento de debate e perguntas sobre educação e trabalho. Posteriormente, será realizado o lançamento das obras “Educação Profissional: Síntese Histórica e Perspectivas” e “Currículos Integrados no Ensino Médio e na Educação Profissional”, das quais Francisco de Moraes é coautor.

Só flagrante.
A partir de hoje, os candidatos nas eleições de outubro não poderão ser presos, a não ser em flagrante. O impedimento está previsto na legislação eleitoral e veda prisões nos 15 dias anteriores à eleição. A partir desta data, só poderão ser presos candidatos pegos em situação de flagrante do crime. Após o dia de votação, não há mais essa restrição, a não ser para candidatos que passem ao segundo turno. A possibilidade de prisão de eleitores também fica restringida no período eleitoral, mas o prazo e as regras são diferentes. O objetivo das proibições, previstas no Código Eleitoral, é garantir ao máximo o direito de voto e de participação nas eleições.

Capacitação.
O Município promoverá o curso de capacitação Juntos pela Vida, no período de 24 a 27 de setembro, no Ministério Público do Estado, no Araxá.
A formação será voltada para profissionais da atenção básica, assistência social e escolas estaduais e municipais.
São 160 vagas, sendo 60 para atenção básica, 60 para educação e 40 para assistência social, divididas em duas turmas de 80 pessoas (30 vagas para atenção básica, 30 para educação e 20 para assistência social).