Ziulana Melo

Social


Boca de Urna – A Justiça Eleitoral vai dispor de uma grande equipe de fiscalização que vai trabalhar intensamente neste domingo – 07 de outubro – dia da votação no primeiro turno.
Tudo isso para que a festa da democracia ocorra sem nenhuma intercorrência. Por outro lado, é comum ocorrências de boca de urna neste dia, já que muitos candidatos usam desta forma para se beneficiar.
O cidadão que for flagrado fazendo a “boca de urna” no dia da votação pode sofrer detenção de 6 meses a 1 ano, ser obrigado a prestar serviços à comunidade, pagar multa entre R$ 5 mil a R$ 15 mil, além de ter o título de eleitor suspenso. O que acarretará problemas para obter a aposentadoria, além de não poder tirar passaporte e outros documentos.

 


Clic.
Linda princesa Beatriz, em recente ensaio fotográfico comemorativo dos seus 6 aninhos

 

Em Destaque. Na tarde desta quarta, 4, o Sistema Diário de Comunicação realizou debate com os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto ao governo do Amapá (GEA).
Cirilo Fernandes (PSL), João Capiberibe (PSB), Davi Alcolumbre (DEM) e Waldez Góes (PDT) aproveitaram bem o debate promovido.
Marcado intensamente pela participação popular e linkado em todas as redes sociais, o debate foi marcado por um clima de cordialidade, onde as divergências foram discutidas em alto nível.
Veja algumas imagens dos bastidores do debate mais movimentado das últimas eleições:

 

 

 


Flash.
Esta colunista registra e envia parabéns pra lá de especial, a simpática senhora Hortalina Pontes Távora, mais conhecida como Dona Lininha, que comemora nesta sexta, 5, 100 anos de idade.
Ela é a matriarca da família Pontes Távora, que hoje comemora a data com muita festa.
Felicidades mil e muita saúde!

 

Camisa liberada.
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, aprovou por unanimidade, na sessão administrava desta quinta-feira (04), a orientação conjunta com o Ministério Público Eleitoral, que permite o eleitor usar camisa de seu candidato preferido, no dia da votação – domingo, 7 de outubro. Os membros da Corte defenderam o princípio da democracia, ressaltando quanto à manifestação espontânea, individual e silenciosa, conforme o art. 39 A, da Lei 9504/97, que trata sobre as vedações no dia das eleições.

Sem expediente.
Por causa das eleições, a reitoria da UEAP cedeu os prédios do Campus I e do Graziela Reis de Souza ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP).
Por esta razão, não haverá expediente nos dias 5, 6 e 7 de outubro (sexta-feira, sábado e domingo), retornando os trabalhos na segunda-feira, dia 8 de outubro.
Caso haja eleições em segundo turno, o mesmo deve ocorrer entre os dias 26, 27 e 28.

Saborear.
O Sebrae no Amapá, promove degustação aos profissionais de imprensa, na sede da instituição em Macapá, na próxima quarta (10), às 15h.
A iniciativa, é para apresentar as 21 receitas, que participam da 2ª Edição do Festival Saborear Amapá – Panificação e Confeitaria, nos dias 18 e 19 de outubro, das 16h às 22h. São 21 expositores entre panificadoras e cake designers.

Adiamento.
O Ministério de Minas e Energia confirmou o adiamento do horário de verão do dia 4 para o dia 18 de novembro, em razão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem vai ser aplicado nos dias 4 e 11 de novembro.
O decreto com a nova data ainda será publicado pelo Palácio do Planalto no Diário Oficial da União.