Ziulana Melo

Social


Ciência – A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realiza nesta sexta-feira, 19, das 9h às 17h, a Feira de Profissões voltada especialmente para estudantes do ensino básico.
O evento faz parte da programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A Feira de Profissões vai apresentar os cursos de todas as instituições de ensino público e privado que estão participando da 15ª SNCT de 16 a 21 de outubro.
A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) que busca dar destaque à produção científica no Brasil, envolvendo instituições públicas e particulares de ensino e pesquisa de todo o país, com temáticas diferentes a cada edição. Em 2018, o evento traz como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.
No Amapá, o evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) que mobiliza instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa para difundir projetos científicos e tecnológicos.

 


Clic.
Momento pra lá de especial, do casal Josiely e Joelson flagrado pelas lentes de Alexandre Alves.

 

Em Destaque. Em meio a uma apresentação mais elaborada que a outra, crianças das escolas municipais do ensino infantil levaram a cultura e a história de Macapá ao palco do Teatro das Bacabeiras, na quarta-feira, 17, na oitava edição do projeto Criança e Educação Universo em Construção, que este ano trouxe o tema Macapá 260 anos. Foram aproximadamente 700 crianças das 18 escolas de ensino infantil do Município.
Eas dividiram o palco e encantaram o público com a pureza, fofura e desenvoltura nas apresentações regionalizadas, que foram de cunho musical e levaram lendas, comidas e aspectos da identidade de Macapá.
como Osmar Junior, Banzeiro Brilho de Fogo e Banda Negro de Nós também estiveram presentes, apresentando-se enquanto as crianças representavam com muito entusiasmo as letras cantadas. Laura do Marabaixo levou a dança regional para o palco com as crianças, que deram um show também.

 

 


Close.
Belíssima debutante Carol, em noite esplendorosa de seus 15 anos festejados no último fim de semana. Felicidades!

 


Flash.
Coral do TJAP em belíssima apresentação durante o Círio Musical, organizado pela Diocese de Macapá.

 

Alerta Celular.
A Fecomércio/AP e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, firmaram parceria e vão lançar nesta sexta, 19, às 18h no auditório do Senac, o Programa Alerta Celular e o Aplicativo Disque Denúncia.
O Alerta Celular – AMAPÁ é um serviço que tem como objetivo ajudar a devolver aparelhos recuperados para os seus donos.
Além disso, servirá como base de consulta para identificar aparelhos roubados, inibindo qualquer tipo de comercialização de celulares que estão em situação de alerta.

Coral.
Na noite desta quarta-feira (17), o Coral do Tribunal de Justiça do Amapá abrilhantou a programação do Círio Musical, prosseguimento da festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, organizada no estado pela Diocese de Macapá.
O Coral do TJAP participa deste evento desde 2016. Este ano o Coro levou para a praça da Catedral de São José, onde ocorre o espetáculo, um repertório composto por nove clássicos.

Consultas.
A partir da próxima segunda-feira, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irá acabar definitivamente com as filas físicas para marcação de consultas na Central de Atendimento Especializado (CAE) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).
Através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS), a marcação de consultas e a fila de espera serão completamente informatizadas e transparentes.

Eleições Limpas.
A vice-presidente e corregedora regional eleitoral do Amapá, desembargadora Sueli Pini, assinou na tarde desta quinta-feira (18), portaria que dispõe sobre a instituição da “Comissão Eleições Limpas”, no âmbito da Corregedoria e das Zonas Eleitorais do estado do Amapá. A comissão é destinada a fiscalizar, na madrugada e no dia do pleito eleitoral do 2º. turno das eleições (28/10/2018), a derrama de material de campanha (santinhos, bandeiras, banners, cartazes e similares), pelos candidatos ou por militantes partidários nas proximidades dos locais de votação, identificando os infratores e concitando-os a recolher o material.