Ziulana Melo

Social


Aplicativo – Os estudantes da rede estadual de ensino público vão conhecer nesta quarta-feira, 7, na Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Risalva Freitas do Amaral, no bairro Pantanal, como funcionará o aplicativo de celular que os ajudará a monitorar a qualidade da merenda nos colégios.
O aplicativo ‘Monitorando a Cidade’ possui um questionário com perguntas a serem respondidas sobre a refeição do dia em cada escola.
O objetivo é melhorar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por meio da participação e cooperação da comunidade escolar e gestores públicos responsáveis.
O projeto-piloto será experimentado em seis escolas, onde haverá capacitação dos estudantes e coleta de dados do monitoramento por meio do uso do aplicativo. Fazem parte dessa etapa as escolas Antônio Castro Monteiro, Augusto dos Anjos, Novo Saber Colégio Amapaense, Reinaldo Damasceno, Risalva do Amaral e Novo Saber Tiradentes, todas de Macapá.

 


Flash
. O cantor, compositor e instrumentista amapaense João Amorim começa a colher bons resultados no cenário nacional e no exterior com o lançamento do clip da música “Passa, Tchonga”, de sua autoria e em parceria com o também amapaense Paulinho Bastos.
O clip já é um sucesso, e conta com produção assinada pelo próprio artista, por Henrique Santos e roteiro de Mariana Andrade.

 


Clic
. Paralelamente à programação oficial do governo do Amapá (GEA) através da Seafro, o mês da Consciência Negra terá eventos em todo o estado, promovidos por entidades ligadas ao segmento.
Em Macapá, uma intensa programação será levada a efeito pela loja Alika Brands (Avenida Cora De Carvalho, 579).
A coordenadora do evento, Lauriene do Rosário (foto), garantiu nesta terça-feira (06) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que a união do segmento permitiu a realização do evento, que tem como objetivo principal o empoderamento da mulher negra.

 


Em Destaque
. A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP) entregou nesta semana carteiras e documentos médicos aos 30 recém-formados pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Dos trinta médicos recém-formados, 28 pretendem continuar trabalhando no Amapá. Apenas dois relataram que vão trabalhar em outro estado. Estes alegaram propostas de empregos fora do Amapá e proximidade com a família. Dos 30 médicos, 14 são amapaenses. O levantamento foi aplicado aos médicos por meio de questionário durante a solenidade de entrega das carteiras.

 


Close
. Arrecadando doações e promovendo atividades para comunidades carentes, asilos, creches e orfanatos, e ainda como Líder do Clube de Desbravadores de sua igreja, o estudante Luiz Carlos Teles Filho, 18 anos, conquistou uma vaga no Programa Jovens Embaixadores 2019.
A iniciativa vai levar 50 alunos das redes públicas de todo o país para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, em Santana, o mais novo Jovem Embaixador do Amapá está de viagem marcada para o exterior, em janeiro de 2019. De origem humilde, o estudante aprendeu inglês sozinho, uma das exigências do processo seletivo de que participou.

 


Flash
. Linda princesinha Ana Beatriz, comemorando aniversário em festinha pra lá de animada, no último fim de semana

 

Aula Inaugural
A Prefeitura de Macapá, em parceria com o Sebrae, fará a aula inaugural Formação de Preço e Controle Financeiro, nesta quarta-feira, 7, às 15h, no Sebrae (auditório Santana). Participarão do evento empreendedores dos residenciais São José, Jardim Açucena, Mestre Oscar e Mucajá.
O objetivo é aperfeiçoar o empreendedor e o fomento econômico nos habitacionais para a geração de rendas dos moradores.

De Volta
O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac Super Fácil) estará de volta ao atendimento a partir desta quarta-feira, 7, na unidade do Centro, em Macapá, com funcionamento normal de 8h às 18h.
O local estava com os trabalhos suspensos desde o dia 31 de outubro para serviços de recuperação e manutenção na rede elétrica, a fim de proporcionar aos usuários mais agilidade, conforto e segurança.
Durante o período de manutenção, os usuários tiveram como alternativa, as demais unidades distribuídas na capital.

Congresso
O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), teve três trabalhos aprovados para o XXIII Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública.
O evento acontece de 6 a 9 de novembro, em Guadalajara, México. As iniciativas são relacionadas ao Programa Educação para a Paz (Epaz) nas escolas públicas da rede estadual.

Aeroporto
Novo Aeroporto de Macapá deve ser inaugurado em dezembro.
Obra, estimada em R$ 163 milhões, receberá uma espécie de antecipação dos valores para acelerar os trabalhos.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede) acompanhado do prefeito de Macapá Clécio Luís e do senador Davi Alcolumbre (DEM) esteve no início da semana nas instalações do novo Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre. A obra é resultado de emenda de Bancada.