Ziulana Melo

Social


Curso – Pela primeira vez, o Ministério da Educação da Espanha recebeu uma aluna com deficiência visual no Curso de Atualização para professores de espanhol: Luziane do Amaral, 30 anos, acadêmica do curso de Letras na Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
Oferecida pelo Governo do Amapá numa parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil, a capacitação ocorreu durante cinco dias, encerrando nesta sexta-feira, 9, na Escola de Administração Pública (EAP), em Macapá. Conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o curso foi ministrado pelo assessor técnico de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Angel Sanchez.

 


Clic.
Linda princesa Maria Eduarda (ao centro), quando festejava seus 10 aninhos em noite animadíssima com as amiguinhas.

 


Em Destaque.
Encerrou nesta sexta-feira (9) o I Encontro do Ministério Público do Amapá com os Movimentos Sociais, realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Durante os dois dias de evento, dezenas de lideranças comunitárias puderam debater com os membros e servidores do MP-AP uma agenda política prioritária da instituição em defesa dos Direitos Fundamentais.

 

   
Clic.
Na manhã de quinta-feira, 8, crianças da Escola Aracy Nascimento participaram de uma solenidade na Câmara de Vereadores de Macapá, apresentando o jornal interativo Click News Aracy, que recebeu medalha de prata no Encontro Nacional de Educação Tecnológica (Enetec) 2018, em São Paulo, no mês passado.
A apresentação formal contou com a presença da secretária de Educação, Sandra Casimiro.

 

  
Flashes.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou da abertura do Festival Amapá Sabor, nesta quinta-feira, 8.
O evento chega à sua 10ª edição e, a cada ano, ganha mais espaço entre o público amapaense.
O festival é uma realização do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Amapá (Sindbar) com o apoio da Prefeitura de Macapá e de instituições públicas e privadas, que visam a valorização da gastronomia, fomentar o turismo amapaense por meio da gastronomia local, levando em consideração o crescimento do setor alimentício do Amapá e o avanço do setor de bares e restaurantes.

 


Flash.
O capitão de Mar e Guerra, Ricardo Jaques Ferreira, recebeu das mãos do deputado estadual Charles Marques (DC) o Título de Cidadão Amapaense, considerada uma das mais importantes honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Amapá.
A entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (8), na sala da presidência, no prédio anexo do poder Legislativo, em sessão solene simples.

 

 

Proibição.
O Ministério Público do Amapá (MP-AP), 2° Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Probidade Administrativa e das Fundações (PRODEMAP), ajuizou Ação Civil Pública (ACP) para que o estado execute reforma no Complexo do Sambódromo de Macapá.
O MP requer, como medida liminar, a proibição de liberação de eventos no Complexo do Sambódromo, enquanto não forem solucionados os problemas identificados pelo relatório do Corpo de Bombeiros, por meio do seu Centro de Atividades Técnicas (CAT), que colocam em risco a população.

Consciência Negra.
As comemorações do Dia da Consciência Negra começaram nas escolas municipais nesta quinta-feira, 8, estendendo a data para todo mês, com desenvolvimento de atividades voltadas para o tema.
A proposta, oferecida pela Divisão Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação (Diap/Semed), é permitir a imersão e integração dos alunos da rede municipal de ensino na cultura afro-amapaense por meio de oficinas, brincadeiras e passeios guiados pela história local.

Workshop.
Membros e servidores do Ministério Público do Amapá (MP-AP) participaram na última semana, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Promotor Haroldo Franco, do “Workshop a Importância da Autocomposição para atuação resolutiva do Ministério Público”. O evento objetivou a sensibilização/formação dos profissionais que atuam no órgão ministerial acerca da importância dos métodos autocompositivos para atuação resolutiva, para que a instituição melhore ainda mais a prestação de serviços à sociedade.

Patrimônio.
Quanta alegria e orgulho desse nosso Amapá! O marabaixo, manifestação cultural de nosso Estado , recebeu nesta quinta-feira, 8, o título de patrimônio cultural brasileiro, importante certificação dada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atribuição reconhece a presença das ancestralidades africanas na formação social e cultural do Amapá e da Amazônia. Além disso, pode assegurar condições de transmissão e reprodução dessa manifestação cultural. O anúncio aconteceu durante reunião do conselho consultivo do Iphan, em Belém (PA).