Ziulana Melo

Social


Dia festivo- Para celebrar o Dia Nacional e Estadual da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Governo do Estado do Amapá realizará uma programação repleta de atrações afro culturais. Para isso, a Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro) firmou parceria com os movimentos e as comunidades negras do Amapá. Haverá, também, uma programação de cinco dias no Museu Sacaca, organizada pela coordenação do museu.
Além de preservar as tradições culturais de origem afro, a programação vai fortalecer o debate sobre a temática, com palestras, seminários, rodas de marabaixo e shows. As ações acontecem entre 20 e 24 de novembro.

 


Clic.
A beleza e simpatia de Suenny Semblano.

 

Em Destaque. Foi no último dia 17, em disputada cerimônia solene, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, que a “Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture” condecorou a TÍTULO PÓSTUMO E HONORÍFICO com as mais altas insígnias pelos relevantes serviços prestados à Sociedade e à Humanidade, o Sr. Raimundo dos Santos Souza, o “Mestre Sacaca”.
A condecoração foi no Grau Honorífico e Distintivo de Vice-presidente de honra com a Medalha de Ouro da República Francesa, recebidas pela família de Sacaca.
Na ocasião, também aconteceu a posse do padre Paulo Roberto, como embaixador da Divine Académie.
Acompanhe algumas imagens:

 

 


Close.
parabéns especial à jovem Geane Márcia, que festejou idade nova, em grande estilo

 


Flash.
Bonita Ayla Almeida, em dia de muita festa pela passagem de seus 15 anos, comemorados no último fim de semana

 

Programaçao.
Fazendo parte da programação do Dia Nacional e Estadual da Consciência Negra, no próximo dia 23 de novembro, a Seafro realizará, na Ueap, o seminário “Resistir e Superar: A Arte do Empoderamento do Povo Negro”. O encontro se inicia às 8h e visa discutir o atual cenário político, social e cultural para as comunidades negras de todo o estado.
Uma das novidades deste ano, é a alteração na data da Caminhada Zumbi dos Palmares, que tradicionalmente acontecia no dia 20, e este ano deverá acontecer no dia 24, a partir das 16h, com concentração na praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá.

Moda.
O Senac, realiza nesta quinta-feira (22), a partir das 16h, no Villa Nova Shopping, o Projeto Integrador do curso de Costureiro (PSG) com a temática “Sustentabilidade e Moda: Desenvolvendo Novos Produtos”.
A atividade será desenvolvida em formato de desfile com apresentação de peças confeccionadas pelos alunos do curso, as quais foram baseadas nos princípios da sustentabilidade na moda.

Jogos Escolares.
A atleta amapaense Mariana Mourão, aluna da rede particular de ensino, conquistou a medalha de bronze no tênis de mesa, na categoria de 12 a 14 anos, durante a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal, Rio Grande do Norte.
A conquista veio após a atleta disputar a semifinal contra a adversária de Santa Catarina. A amapaense venceu por 3×1 e conquistou o bronze para o Amapá.

Workshop.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará no dia 27 de novembro, das 8h às 18h, no auditório do Museu Sacaca, o I Workshop de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Serão 250 vagas para gestores de unidades de saúde, profissionais e acadêmicos de cursos da área da saúde.
O workshop tem como objetivo apresentar o programa de implantação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com seus eixos de Manipulação, Dispensação e Capacitação. As inscrições são gratuitas e começaram nesta segunda-feira, 19, através do endereço processoseletivo.ap.gov.br.