Ziulana Melo

Social


Oficina – O Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e o ICMBio realizarão, no dia 30 de novembro, no Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Hermelino Hebster Gusmão, no município de Serra do Navio (AP) a Oficina do Saber – Construção Coletiva de Aprendizados e Conhecimentos do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O evento tem como objetivo apresentar os resultados preliminares do Programa de Monitoramento da Biodiversidade, de 2014 a 2017.
O objetivo do Programa Monitora é de conhecer e promover o debate sobre biodiversidade no contexto das unidades de conservação, aliando o conhecimento científico com o conhecimento local para transformar as informações do monitoramento em algo que seja útil para se repensar atitudes, e, para construir políticas públicas e novos caminhos.

 


Clic.
Linda princesa Jasmine, quando comemorava seus 6 aninhos de idade.

 


Em Destaque.
Nova diretoria do Sebrae/AP, eleita na última semana. São eles: Presidente Iraçu Colares, Diretor Superintendente Waldeir Ribeiro, Diretora Técnica Marciane Santo e Diretor de Administração e Finanças Marcell Houat.

 


Close.
Em dois dias de competição nas Paralimpíadas Escolares 2018, o Amapá faturou 16 medalhas, sendo 10 de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Todos os competidores que garantiram as medalhas são estudantes da rede pública de ensino e tiveram as passagens aéreas custeadas pelo Governo do Amapá.
Competindo com atletas dos estados da Paraíba e Rio Grande do Sul, a amapaense Alice Caroline das Chagas Lobato conquistou o ouro no arremesso de peso. Deficiente visual, Alice estuda na Escola do Novo Saber (tempo integral) Professor José Firmo do Nascimento. Ela também garantiu o ouro no arremesso de disco.

 


Close.
Nesta sexta-feira, 23, o Hemoap ultrapassou a meta de 70 doações diárias e conseguiu arrecadar o quantitativo de 112 doações de bolsas de sangue em um único dia. Esse quantitativo é resultado da programação especial do Dia Nacional do Doador, celebrado em 25 de novembro, que objetiva homenagear os doadores e incentivar a população sobre a importância de salvar vidas através da doação de sangue.
Durante a programação, os doadores participaram de corte de cabelo, apresentação musical do grupo de jovens da Assembleia de Deus A Pioneira e o corte do bolo.

 


Flash.
Toda a simpatia de Rosângela, quando festejava seus 60 anos.

 

 

Caminhada.
Em parceria com o Instituto Mocambo, o Governo do Estado do Amapá vai promover a Caminhada Zumbi dos Palmares. O evento inicia às 16h deste sábado, 24, com concentração na praça Barão do Rio Branco, no Centro de Macapá. O tema deste ano é “Resistir é a arte mais profunda do meu povo!”. A caminhada marca o último dia da programação da Semana da Consciência Negra que está acontecendo deste o dia 20 de novembro no Amapá, visando fortalecer o debate sobre a temática com palestras, seminários, rodas de marabaixo e shows.

Mostra.
Em 10 de dezembro de 2018, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 70 anos de existência. Em seus 30 artigos, o documento defende que todos tenham acesso a valores como educação, saúde, cultura e liberdade de expressão. Em celebração à data, Macapá receberá a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, de 26 de novembro a 5 de dezembro.
A abertura do evento acontece na segunda-feira, 26, às 19h, no MP/AP, no Araxá, com a exibição de vários documentários.

Homenagem.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá realiza neste sábado, 24, uma programação de homenagem ao Dia do Músico, celebrado em 22 de novembro. O evento ocorrerá no Macapá Shopping Center, a partir das 19h30, e será executado pelo projeto social Bombeiro Mirim Músico, em que os participantes irão fazer apresentações.
Haverá entrega de novos instrumentos musicais que foram adquiridos por meio de parceria entre a Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (VEPMA) e o CBM/AP.

Novembro Azul.
A prefeitura da capital desenvolve diversas ações preventivas em alusão à campanha Novembro Azul de Combate ao Câncer de Próstata.
Para alcançar o maior número de participantes, a Secretaria de Saúde fará neste sábado, 24, a partir das 8h, o dia D da campanha, onde oito unidades de saúde (Álvaro Correa, Congós, Hilda Iléia, Novo Horizonte, Raimundo Hozanan, São Pedro, Pedro Barros e Marabaixo) oferecerão consultas médicas e coleta de PSA em livre demanda para homens. Além das consultas, os participantes poderão fazer avaliações nutricionais, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão e testes de glicemia.