Ziulana Melo

Social


Caminhada – O discurso de resistência do povo negro marcou a 16° edição da caminhada Zumbi dos Palmares, realizada neste sábado, 24, em Macapá. O evento fez parte da programação da Semana da Consciência Negra, promovida pelo Governo do Estado.
Com o tema “Resistir é a arte mais profunda do meu povo!”, a caminhada reuniu centenas de pessoas que marcharam por ruas e avenidas do Centro da capital, em favor da luta negra contra todo tipo de preconceito.
A caminhada foi antecedida por apresentações musicais, dança e manifestações religiosas. Cânticos dedicados ao orixá africano Exu marcaram o início do deslocamento, visando atrair energias positivas aos participantes.

 


Clic.
O procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Augusto Alves, quando participava da abertura do “V Seminário Internacional Água, Floresta, Vida e Direitos Humanos”.
O evento ocorre até esta terça, 27, na sede da PGR, em Brasília.
Na foto, Procurador Márcio Alves na companhia da Procuradora Geral da República, Raquel Dodge

 


Em Destaque.
O Estado do Amapá pode ganhar um belíssimo presente de um dos mais prestigiados arquitetos do mundo, o capixaba Paulo Archias Mendes da Rocha.
O urbanista vem a Macapá, junto a seu parceiro de trabalho, Eduardo Argenton Colognese, em visita às áreas cedidas pelo governo à Universidade do Estado do Amapá (Ueap) para observar as condições dos terrenos e os projetos da construção de dois novos campi, tanto da Rodovia Juscelino Kubitschek, quanto o campus do município de Amapá.
Com um portfólio extenso, Paulo Mendes da Rocha já foi laureado em diversas ocasiões ao longo de seus 90 anos, com destaque para o prêmio Pritzker, o prêmio mais importante da arquitetura mundial; o Leão de Ouro, durante a Bienal de Veneza, em 2016; e também, em 2016, o Prêmio Imperial do Japão, em Tóquio.

 

  
Close.
O time do Sesi/Amapá conquistou 23 medalhas, sendo 11 de ouro, oito de prata e quatro de bronze, na 4ª Etapa do Campeonato Amapaense de Jiu-jitsu.
A competição patrocinada pelo Sesi, em parceria com a Federação Amapaense de Jiu-Jitsu (FAJJ), reuniu no último domingo, 25, nove alunos do projeto Corpo Vivo e seis colaboradores do SESI e do SENAI, no Ginásio da Polícia Militar.

 


Close.
Juiz eleitoral Jamison Monteiro, quando recebia, em Fortaleza/CE, a Medalha Ministro Célio Silva, pelos relevantes trabalhos desempenhado em favor da justiça eleitoral.
Evento ocorreu na última semana, no Beach Park, e foi realizado pelo Colégio de juristas da justiça eleitoral.

 


Flash.
O amor tomou conta do conjunto habitacional Macapaba na tarde da última sexta, 23. Um total de 44 casais disseram o tão sonhado sim nesta edição do Programa Casamento na Comunidade, realizado pelo Tjap em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado, Cartório Vales e Associação de Moradores do Macapaba.

 

Coach.
O Curso de Metodologias Coach, realizado por meio de parceria entre Semed e Rotary Club, encerrou na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. Ele aconteceu durante todo o ano nas escolas municipais Maestro Miguel e José Duarte, atendendo 18 professores que atuaram como multiplicadores dentro da sala de aula explorando as potencialidades de aproximadamente 500 alunos. Com apresentações de artistas convidados, como o ator Carlos Lima, as crianças apresentaram contos, peças teatrais e poemas como resultado das aplicações das metodologias coach no fazer pedagógico.

Novembro Azul.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encerrou no fim de semana a edição 2018 da campanha Novembro Azul. Durante toda a manhã de sábado, 24, os atendimentos foram voltados ao público masculino. Quem participou da programação realizou consulta médica, exames laboratoriais, atendimento odontológico e nutricional. Foi o caso do ajudante de obra Antônio Silva, que aproveitou o dia para cuidar da saúde.

Cinema.
A primeira semana de dezembro é um período especial para os amantes da 7ª arte no Amapá. Nela, há 15 anos, Macapá se transforma na capital do cinema na Amazônia e vira destino de filmes produzidos em diversos lugares do país que superam as fronteiras de seus estados para chegarem ao FIM, o Festival Imagem-Movimento. A abertura oficial do evento acontecerá no próximo dia 2, às 19h, com a já tradicional Mostra da Muralha que conta com uma projeção de filmes em tela gigante montada nas muralhas da Fortaleza de São José de Macapá.

Selo Unicef.
Nesta terça-feira, 27, o Governo do Amapá e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizam a terceira capacitação no estado acerca da 3ª edição do Selo Unicef “Município Aprovado”, 2017-2020. O evento ocorrerá das 9h às 17h no auditório da Escola de Administração do Estado (EAP). Neste ciclo serão abordados avanços e desafios na saúde pública, com o tema principal “Selo Unicef e suas contribuições para eliminação da sífilis congênita”. O público-alvo são cerca de 60 pessoas entre articuladores, mobilizadores, gestores e membros de conselhos municipais dos 16 municípios do Amapá.