Ziulana Melo

Social


Em Destaque. Já em pleno funcionamento a Unidade Básica de Saúde Dr. Lélio Silva, localizada no bairro Buritizal, entregue na manhã da última terça, 8. A unidade é a 51ª obra na área da Saúde entregue na gestão do prefeito Clécio. A reforma da UBS foi executada com recurso federal de emenda do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 349.767,95, e contrapartida do Município, de R$ 138.483,27. A Lélio Silva possui 54 salas, entre consultórios, laboratório e pronto atendimento. Atualmente, conta com 250 funcionários, entre médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e bioquímicos.

 

Clic. Linda e sorridente Viviane Vieira, em dia muito especial de comemoração de seu aniversário.

 

Clic. A comemoração dos 50 anos de Luiz Leite, no último fim de semana. Na foto, com familiares.

 

Close. Jovem e elegante Camila Rodrigues

 

Flash. Princesa Ludmila Veiga, quando festejava mais um aniversário

 

 

Eclipse – Um eclipse solar total, o primeiro voo tripulado da SpaceX e o lançamento de um satélite caçador de planetas da Agência Espacial Europeia (ESA) são alguns dos eventos da área astronômica para marcar na agenda em 2019. No próximo dia 21, teremos um eclipse lunar total que será visível no Brasil – em toda a América. Ele será mais fácil de assistir do que o que apreciamos em julho de 2018, porque terá toda a fase de umbra – quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados – visível em todo o país. O fenômeno poderá ser observado durante toda a madrugada – com seu auge às 02h41.

 

Festividade. A Vila de Mazagão Velho realiza até quinta, 10, a Festa de São Gonçalo, protetor dos ossos, dos violeiros e também casamenteiro. As festividades em homenagem ao santo são tradicionais e acontecem com adoração, ladainha, procissão, derrubada do mastro e baile. Na comunidade, a comemoração abre o calendário cultural e religioso de Mazagão.

 

Vacina. Está sendo baixa procura pela vacinação contra o HPV, o que tem preocupado as autoridades da Saúde no Amapá. De acordo com a Central de Abastecimento de Imunobiológico do estado, pouco mais de 18 mil adolescentes receberam as duas doses da vacina, o que representa uma queda de 43,83% na cobertura em comparação a 2017, quando mais de 32 mil foram vacinados. Em Macapá, os números refletem a realidade no estado. Ano passado foram 9,2 mil vacinas aplicadas no público-alvo, sendo que, para que o medicamento não fosse desperdiçado, o público foi ampliado.

 

“Feito com Desfeito”.  A exposição “Feito com Desfeito”, na Galeria Antônio Munhoz Lopes, do Sesc, pode ser visitada até dia 17 de janeiro. A Mostra expõe obras elaboradas com material descartável. As visitas na mostra são de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 11h e das 15 às 17h.

 

Matrículas. Pais e responsáveis devem ficar atentos ao início da pré-matrícula escolar 2019 para as modalidades de ensino infantil, fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapas – das escolas municipais e estaduais de Macapá. Ela acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2019, a partir das 14h. Para o ensino médio e EJA (1ª e 2ª etapas), o período de inscrição ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de janeiro. Quem não participou da Chamada Escolar 2019 deve aguardar até o dia 4 de fevereiro, quando será reaberto o processo somente para estes casos.