Ziulana Melo

Social


Jubarte – Na manhã desta segunda-feira, 21, chegou a Macapá a ossada da baleia jubarte encontrada morta na localidade de Ilha Vitória, região do Bailique.
Os restos do animal foram transportados de balsa do arquipélago até o porto do Matapi e, posteriormente, conduzidos de caminhão até o campus Fazendinha do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).
Já no Instituto, a ossada do animal, que pesa cerca de uma tonelada, será fotografada. Alguns ossos serão enterrados e outros serão armazenados em caixa, para conclusão do processo de limpeza. Após limpos, os ossos serão montados para que, futuramente, o esqueleto seja exposto no Museu Sacaca. No país, existem somente quatro esqueletos de jubarte montados que são nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.
O animal adulto, foi estimado em 12 metros de comprimento e com um peso entre 25 e 30 toneladas. Na costa norte do Brasil, só existe o registro de encalhe de baleias jubarte nos Estados do Maranhão e Pará e, agora no Amapá.

 


Clic.
A simpatia de dona Juracy Viana, na comemoração de seus 90 anos de idade.

 


Em Destaque.
Lindíssima e muitos elegantes, Claudia e manuela Oliveira, mãe e filha, festejaram seus aniversários em grande comemoração, com a presença de muitos amigos e familiares.
Festa foi recheada de surpresas e muita gente bonita.

 

Brasília. Abrasel/AP premiou na última semana, aqueles que ofereceram produtos e serviços de excelência na segunda edição do Festival Bar em Bar em Macapá.
Os melhores petiscos de Macapá, que passaram pela sabatina da crítica gastronômica amapaense, nos quesitos paladar, originalidade e apresentação, são: 1° Banca Rio’s Beer, Mini Kaftas com molho picante; 2° Treta Club, com Pastel de Tacacá e 3° Lotus Bar e Restaurante, com o Filé com catupiri gratinado.

 


Close.
Bela e sorridente Glenda Thays na noite especial
de seus 15 anos

 


Flash.
A fofura da linda Gleici Anne festejando seus 5 aninhos, na companhia de toda a família e muitos amiguinhos

 

Campanha.
O “Janeiro Branco” é uma campanha dedicada a conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Pensando nisso, a Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irá realizar entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro o workshop “Janeiro Branco: o Amapá Unido Pela Saúde Mental”. O objetivo da programação é envolver e divulgar os serviços ofertados gratuitamente em todo o Estado do Amapá.
A abertura do evento será no dia 31 de janeiro no auditório do Senac, de 8h as 12h e das 14h às 18h30.

Cursos.
A Fumcult deu início nesta segunda, 21, a dois cursos culturais gratuitos em Macapá. A capacitação ocorrerá no CEU das Artes), na zona norte da capital.
A primeira oficina terá como tema Cultura, projeto e políticas culturais, e acontecerá de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h; sábado, dia 26, das 10h às 13h e das 14h às 17h. No domingo não haverá encontro. Com a temática Mapeamentos culturais, a segunda oficina ocorrerá de 22 a 28 de janeiro, das 14 às 18h. E domingo não haverá encontro. Já em fevereiro acontecerá o mapeamento de iniciativas culturais locais e seleção de cinco agentes para participar das atividades.

Vagas.
O Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Amapá lançou nesta sexta-feira, 18, três editais de processos seletivos ofertando 560 vagas para cursos de especialização nas áreas de Educação e Saúde. As vagas são para modalidade de ensino à distância (EAD).
As vagas são para os polos da UAB de Macapá, Santana e Vitória do Jari. Para o curso de especialização em Mídias na Educação são ofertadas 280 vagas, para o curso de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola (Uniafro) a oferta é de 150 vagas, já para o curso de Gestão em Saúde, 130 vagas são anunciadas. As inscrições iniciam dia 24 e encerram em 31 de janeiro e devem ser feitas pelo site http://www2.unifap.br/ead/processo-seletivo/, onde também estão disponíveis os editais.

Educação conectada.
Em poucos dias, 28 escolas da rede estadual de ensino do Amapá, localizadas em áreas rurais e urbanas, passarão a contar com internet via satélite. O aporte financeiro que possibilitará a inclusão dessas unidades escolares no mundo digital veio através do Programa de Inovação Educação Conectada, do governo federal.
Outras 130 escolas estaduais devem receber o incentivo ainda nesse primeiro semestre de 2019.