Ziulana Melo

Social


Combate à intolerância – Grupos de diversos segmentos religiosos participaram na tarde desta segunda-feira (21) da 4° edição das Bandeiras de Matrizes Africanas, evento que marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa em Macapá. Com o tema “Cultura: ancestralidade de um povo”, o maior objetivo é chamar a atenção da sociedade amapaense sobre a visibilidade da cultura afro-brasileira dos terreiros.
A caminhada teve início na praça Veiga Cabral, no Centro da capital. Com atrações, trio elétrico e música, o ato percorreu a Rua Cândido Mendes, depois a Avenida Henrique Galucio eseguiu em direção à Praça Floriano Peixoto, onde a festa continuou com o grupo de afoxé “Tambores Tucujus”. O evento é uma parceria entre os grupos afro-religiosos, com o apoio de órgãos públicos.

 


Clic.
Toda a simpatia de Letícia, na comemoração de seus 15 anos de idade

 

  
Em Destaque.
Na manhã desta terça-feira, 22, o juiz Adão Joel Gomes de Carvalho assumiu a titularidade da 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, mediante remoção pelo critério de antiguidade.
Estiveram presentes no Ato, o presidente do Tjap, Desembargador Carlos Tork, o juiz auxiliar da Presidência João Matos e o Diretor-Geral, em exercício, Adelson Armando Marques Anderson.

 

  
Brasília.
Nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Macapá entregou 258 certificados aos empreendedores populares concluintes do curso de capacitação profissional realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Solenidade ocorreu no auditório do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá e contou com a participação do secretário Isaías Carvalho, titular Semdec, do senador Randolfe Rodrigues, da coordenação do curso e dos alunos que finalizaram todos os módulos da qualificação.

 


Close.
Bela Mara, na maior elegância, comemorando seus 40 anos de idade

 


Flash.
Felicitações especiais à jovem e querida Karla Balieiro, pela passagem de seu aniversário. Felicidades mil!

 

EaD.
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) divulgou editais para 580 vagas em três cursos de especialização na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Os conteúdos são para “mídias em educação”, “gestão em saúde” e “políticas de promoção de igualdade racial”. As inscrições gratuitas ocorrem entre quinta-feira (24) e o dia 31 de janeiro.
Cada curso tem pré-requisitos específicos, mas todos exigem a gradução em ensino superior. As vagas são para os municípios de Macapá, Santana e Vitória do Jari.

Julgamentos.
As sessões de julgamento no Tribunal Regional do Amapá (TRE-AP) serão retomadas na próxima segunda-feira (28), às 17h.
Neste mês de janeiro, haverá 4 sessões consecutivas, nos dias 28, 29, 30 e 31.
O calendário das sessões e as pautas podem ser consultados no site do Regional Amapá

Quadrinhos.
O Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, terá programação antecipada para sábado, 26, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda.
Palestras, bate papo com o quadrinista Gian Danton, exposições, cinema, oficinas, sessão de games como RPG, escape game e swordplay (batalha com espadas) estão entre a série de atividades para o dia, com entrada franca.
O evento, realizado pela Associação Pop Cultural do Amapá (Ápice) que segue até 2 de fevereiro, contará com uma sala de games, que abre às 17h e irá oferecer aos amantes dos quadrinhos jogos de tabuleiro, RPG e jogos eletrônicos.

Projetos Culturais.
Abertas até o dia 22 de fevereiro, inscrições para edital de chamada pública de artistas interessados em se apresentar em 10 projetos culturais realizados pelo Sesc do Amapá. Os cachês variam entre R$ 700 e R$ 3 mil.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Sesc/Araxá.