Ziulana Melo

Social


Mudança – O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou nesta quarta-feira (23) que o Brasil voltará a adotar o brasão da República nos passaportes. O país deixará de utilizar o “padrão” de passaporte com o símbolo do Mercosul na capa.
A mudança faz parte das propostas apresentadas pelo Ministério das Relações Exteriores como prioritárias para o início da gestão Jair Bolsonaro. De acordo com o Itamaraty, a medida tem como objetivos “fortalecer a identidade nacional e o amor à Pátria”.
Não será necessário trocar os passaportes que ainda estão válidos, na medida em que o brasão da República será adotado no momento da renovação ou do pedido de um novo passaporte.

 


Clic.
Felicitações especiais ao amigo, ex-deputado federal Badu Picanço, que inaugura idade nova, nesta quinta, 24. Felicidades mil!

 

  
Em Destaque.
A Vila de Mazagão Velho comemorou nesta quarta, 23, seus 249 anos de existência.
Ao prestigiar a programação alusiva, o governador Waldez Góes destacou a importância deste berço da cultura amapaense, e do povo hospitaleiro que resiste e luta para manter viva a sua identidade.
Programação teve início com a alvorada de fogos, seguida de missa na Igreja Nossa Senhora da Assunção, na orla da cidade; cerimônia cívica e corte do bolo. Já a programação cultural e artística prosseguem até as primeiras horas desta quinta-feira, 24.
Estiveram presente autoridades do município, do Legislativo, a Banda de Música da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), e militares do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP), além de famílias tradicionais e grupos folclóricos da região.

 


Clic.
Por unanimidade, a Corte do Tjap elegeu a desembargadora Sueli Pini para compor a alta gestão do próximo biênio juntamente com os desembargadores João Lages (eleito presidente) e Eduardo Contreras (eleito corregedor) a partir de 1º de março deste ano. Foi eleita vice-presidente do Tjap.
Atualmente Sueli Pini é vice-presidente e corregedora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).

 


Close. O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) desembarca nesta quinta, 24, em Macapá.
Oficialmente é um encontro parlamentar, mas ele está em plena campanha pela reeleição ao terceiro cargo mais importante na república, afinal é o segundo na sucessão da Presidência do Brasil – depois do vice Mourão.
Ele recepciona a Bancada Federal em restaurante na orla de Macapá e depois concede entrevista coletiva à imprensa local.

 


Flash.
Toda a graça e fofura da linda princesinha Demmy festejando aniversário

 

Posse.
Nesta quinta-feira, 24, toma posse o novo controlador-geral do Estado do Amapá (CGE), Joel Rodrigues. Ele vai substituir Otni Alencar que esteve à frente do órgão desde 2015.
A posse faz parte das mudanças anunciadas pelo governador Waldez Góes no último dia 19. Além da CGE, haverá troca de gestores nas secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Rural (SDR), Povos Indígenas (SEPI) e Inclusão e Mobilização Social (Sims), que deverão ocorrer nos próximos dias.

Treinamento.
Não haverá atendimento do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) nesta quinta-feira, 24, por conta de um treinamento em que os servidores participam.
O atendimento voltará ao normal na sexta, 25, das 8h às 13h30.

Atualização.
A versão do WhatsApp que irá restringir o encaminhamento de mensagens para até cinco contatos começou a ser distribuída para aparelhos com sistema operacional Android. Os usuários inscritos no programa de testes são os primeiros a receber a versão 2.19.18 do aplicativo.
Além da restrição, foi adicionada a opção “Aparecer na conversa” para todas as mídias recebidas. Com esse recurso, sempre que um arquivo de mídia for aberto na galeria em um bate-papo, será possível acessar diretamente onde ela foi compartilhada.

261 anos.
A Prefeitura de Macapá prepara uma programação com quatro dias de festa em comemoração ao aniversário de 261 anos da capital amapaense. Haverá atividades esportivas, gastronômicas e culturais.
As festividades iniciarão dia 1º de fevereiro com o Samba no Mercado Central, programações culturais e esportivas, com torneio de futsal, vôlei e esportes radicais no CEU das Artes.