Ziulana Melo

Social


28 anos – Nesta sexta, 25, o Poder Judiciário do Amapá comemorou a instalação da Justiça Estadual, fato histórico ocorrido em 1991.
Há 28 anos o governador à época, Annibal Barcellos, dava posse aos seis primeiros desembargadores, efetivando o marco inicial de funcionamento do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), com o advento da transformação do Território Federal em Estado por meio da Constituição de 1988, e a conseqüente instalação definitiva dos três Poderes.

 


Clic.
A linda princesinha Laura festejando seu 1º aninho, na companhia dos pais advogados Fernando e Adrianna Ramos Segato

 


Em Destaque.
Duas novas gestoras foram empossadas na última quinta, 24, pelo governador Waldez Góes, para conduzir os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas (Sepi).
A advogada Albanize Colares é a nova secretária da Sims, substituindo a professora e assistente social Nazaré Farias, que administrou a pasta durante três anos e seis meses. Já a professora Eclemilda Macial volta à Sepi, secretaria da qual foi titular entre o início de 2015 e abril de 2018. Ela assume no lugar do professor Fabiano Silva.

 


Clic.
Juiz Diego Moura de Araújo, no momento de sua posse como Titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, na manhã desta sexta-feira (25), ascendendo na carreira da magistratura da entrância inicial para a entrância final.
O magistrado deixa a 2ª Vara de Competência Geral da Comarca de Oiapoque, município onde prestou relevantes serviços nos últimos sete anos.

 

  
Close.
Governador do Amapá, Waldez Góes, empossou nesta sexta-feira, 25, os novos gestores das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Desenvolvimento Rural (SDR). Robério Aleixo deixa a SDR para assumir a Sema, enquanto Daniel Sebben assume a pasta de Desenvolvimento Rural. Ambos tomaram posse com um discurso pautado em alavancar e fortalecer as vocações produtivas do Amapá.
Solenidade aconteceu no auditório do Sebrae, em Macapá.

 


Flash.
Em clic especial, toda a beleza de Manuela Oliveira

 

67 anos.
O Centro de Educação Profissional Walkíria Lima realizou nesta sexta-feira, 25, programação especial para celebrar o 67° aniversário do centro.
Programação contou com exposição fotográfica, apresentação da Banda da Guarda Municipal, no auditório Oscar Santos, culto ecumênico, celebrado pelo padre Álvaro Nonato da Paixão e o pastor Mauricio Silva Pereira, e ainda homenagem aos servidores e partilha do bolo.

Formatura.
A Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, localizada em Santana, realizou nesta sexta-feira, 25, a primeira cerimônia de estudantes do 9º ano do ensino fundamental formados pelo ensino com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seed) e a Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP).
No evento, 40 estudantes representaram os 54 alunos que se formaram nesta etapa da educação básica. A Afonso Arinos é a primeira escola militar de Santana e atendeu, no ano letivo de 2018, 740 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

Bolsas.
Dezenove estudantes matriculados em cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado assinaram nesta sexta-feira, 25, na Unifap, os Termos de Outorga para a concessão de bolsas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). A concessão de bolsas faz parte de um acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica entre a Fundação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e terá um investimento total de R$ 1 milhão.

Prouni.
O Ministério da Educação adiou, nesta sexta, 25, os calendários da edição do primeiro semestre de 2019 do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Previsto para abrir as inscrições na próxima terça, 29, o Prouni agora começará na quinta, 31. Já o Fies do primeiro semestre abrirá em 7 de fevereiro, dois dias após o prazo inicialmente previsto.