Ziulana Melo

Social


Janeiro Branco – O “Janeiro Branco” é uma campanha dedicada a conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Pensando nisso, a Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irá realizar entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro o workshop “Janeiro Branco: o Amapá Unido Pela Saúde Mental”.
O objetivo da programação é envolver e divulgar os serviços ofertados gratuitamente em todo o Estado do Amapá para que os usuários saibam onde encontrar o atendimento adequado ao seu tipo de necessidade. A abertura do evento será no dia 31 de janeiro no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de 8h as 12h e das 14h às 18h30. Serão realizadas mesas de debates com os temas Justiça – Direitos e Deveres na Saúde Mental, Serviços Assistenciais na Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Primária, Atendimento/Abordagem ao Paciente em Crise, Atendimento Específico em Saúde Mental, Diversidade e Igualdade na Acessibilidade da Saúde Mental e Saúde Mental do Trabalhador.

 


Clic.
Linda princesinha Tayla, festejando seus 8 aninhos

 


Em Destaque.
Começa nesta sexta-feira, 1, a programação em comemoração aos 261 anos de Macapá e o governo do Estado já projeta os presentes para o próximo aniversário, em 2020. Um deles será um CD com músicas que cantem Macapá e um documentário sobre a música amapaense, que será produzido pelo Núcleo de Produção Digital (NPD).
A produção do CD será em parceria com a Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), que vai ficar responsável pelo planejamento e execução do produto.
Na foto, os músicos Leonardo Trindade (Presidente da Amcap) e Amadeu Cavalcante em reunião de discussão do projeto, que terá músicas inéditas retratando Macapá.

 

  
Arte.
Os macapaenses poderão conhecer um pouco mais da obra do artista plástico R. Peixe, que será parte da programação do Governo do Amapá para celebrar os 261 anos de Macapá.
As telas que fazem parte do acervo do governo estarão expostas a partir desta sexta-feira, 1º, na Fortaleza de São José de Macapá.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 4, data em que se comemora o aniversário da capital.

 

  
Flash.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá realizou na última semana, a cerimônia de posse de novos juízes para compor a Corte Eleitoral.
Tomaram posse em gabinete, conduzido pelo desembargador Manoel Brito, presidente do TRE-AP, os substitutos da classe dos juristas: Rivaldo Valente Freire e Gabriela Valente Siqueira; e do substituto da classe dos magistrados federais, Hilton Sávio Gonçalo Pires.
Nos clics, esta colunista destaca a jovem e recém empossada juíza, Gabriela Valente durante a solenidade, na companhia de sua família.

 


Flash.
Em clic especial, a linda debutante helena, na comemoração de seus 15 anos de idade

 

Exposição.
A exposição “Esquinas e Memórias” vai mostrar como era antigamente a cidade de Macapá.
Idealizada pelo governo do Estado, a exposição faz parte da programação em comemoração aos 261 anos da capital amapaense, celebrada na próxima segunda-feira, 4. As fotos estarão expostas em várias esquinas da cidade a partir de sexta-feira, 1 de fevereiro, quando iniciam as comemorações do aniversário.

Seminário.
A Semana de Conscientização à Gravidez na Adolescência acontecerá nos dias 1 e 2 de fevereiro. A abertura será no auditório do Senac, com o Seminário de Prevenção à Gravidez, que abordará temas relacionados a métodos contraceptivos, medidas educacionais, as responsabilidades, tanto das mães adolescentes quanto dos pais, além de outros assuntos relevantes ao tema.
No sábado, 2, haverá uma ação socioeducativa no Macapá Shopping, das 10h às 20h, quando serão distribuídos preservativos, a cartilha do adolescente e orientações para conscientização da gravidez na adolescência e sexualidade.

Cozinha dos Chefs.
O Instituto Municipal de Turismo e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) presenteiam os macapaenses com a Cozinha dos Chefs, nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Praça Floriano Peixoto. O evento é montado para servir refeições ao preço de R$ 10,00. Além da comercialização de pratos sofisticados, preparados por profissionais experientes da gastronomia amapaense, a culinária regional estará presente na área gastronômica como parte de uma extensa programação promovida pela Prefeitura de Macapá para o aniversário da capital.

Iemanjá.
O Instituto Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e entidades parceiras promoverão neste sábado, 2, o 4º Festival de Iemanjá, com o tema Mãe Iemanjá, rainha do mar. A programação faz parte das comemorações dos 261 anos da capital e ocorrerá ao lado do Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá. A festa busca fortalecer a prática dos rituais de umbanda e mina, além de levar informação e conhecimento ao público, valorizando as manifestações tradicionais de cultura negra na capital. A programação conta com alvorada, rufar de tambores, lavagem com banho de cheiro, feira afroempreendedora, apresentações culturais e entrega de oferendas.