Ziulana Melo

Social


Macapá 261 anos – O Governo do Estado do Amapá (GEA) mobilizou diversos órgãos da administração pública para promover oito dias de programação em homenagem aos 261 anos da capital Macapá.
O aniversário é só dia 4 de fevereiro, mas as comemorações já começaram e, com novidades: além das programações em 2019, o GEA já se antecipa para celebrar, em grande estilo, os 262 anos da cidade, em 2020.
Nesta sexta-feira, 1º, ocorreu a abertura oficial, na Fortaleza de São José de Macapá – histórico monumento que teve como consequência mais marcante, a criação da então Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense, em 1758.

 


Clic.
Em close, as lindas Tati e Sofia festejando aniversários, no último fim de semana

 

Em Destaque. Mais uma vez a Praça Floriano Peixoto foi palco principal das comemorações de aniversário da cidade. Diversas atrações animaram o público durante toda a manhã da última segunda, 4.
O evento começou com a chegada dos cortejos artísticos A Turma da Fanfarra, Carroça da Alegria e Banzeiro Brilho de Fogo, que saiu da Igreja Matriz São José após o encerramento da santa missa em ação de graças pelos 261 anos de Macapá.
Shows musicais, exposições, feira de artesanato, além de outras atrações fizeram parte da programação.
No palco Lagoa, Patrícia Bastos, Brenda Melo, Nonato Leal, Oneide Bastos Amazon Music, com a Orquestra Amazon; Nonato Santos e Sabrina Sahara animaram o público.

 

 

  
Homenagem.
A promotora de justiça e secretária-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Franco Cei, participou na última segunda, 4, da cerimônia militar de imposição, realizada na sede da Capitania dos Portos (CP), no município de Santana.
Na ocasião, a membro do MP-AP recebeu do capitão de Fragata da Marinha do Brasil e comandante da Capitania dos Portos, Fernando César da Silva, a “Medalha Mérito Tamandaré”, como reconhecimento pela sua atuação em defesa da sociedade.
Na ocasião, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Sueli Pini, também recebeu a medalha por relevantes serviços prestados ao Estado.

 


Flash.
O presidente do TRE-AP, desembargador Manoel Brito esteve reunido na tarde desta terça, 5, com o desembargador Rommel Araújo, que assumirá a presidência da Corte Eleitoral em março. Reunião foi organizada por Brito, que conduz a transição na Justiça Eleitoral, e contou com membros da atual equipe e novos integrantes da futura administração.

 

Feira.
A primeira Feira Itinerante de Artesanato e Empreendedorismo de 2019, realizada pelo governo do Estado no domingo, 3, no Residencial Macapaba I, na Zona Norte de Macapá, caiu no gosto dos moradores locais e de quem mora em bairros adjacentes. Os preços baixos e a variedade de produtos atraíram centenas de pessoas que aproveitaram para comprar sapatos, roupas, bijuterias, artesanato, remédios caseiros, alimentos, acessórios e manualidades. A feira foi coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras do Macapaba (Coopertrama).

Gestão Escolar.
Começaram nesta terça-feira, 5, as inscrições para a especialização em Gestão Escolar ofertada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amapá (Propesp/Ueap), com 40 vagas disponíveis.
O curso terá duração de 2 anos e será destinado, gratuitamente, a profissionais da educação tais como docentes, gestores e técnicos administrativos.

Concurso.
A Prefeitura de Macapá divulgou nesta terça-feira, 5, os editais de convocação da área da Educação. O certame foi feito para o preenchimento de vagas para os cargos nas áreas de professor (300), pedagogo (20), especialista em educação-administrador (2), assistente social (2), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (2), psicólogo (2) e nutricionistas (10), totalizando 340 novos servidores. O edital de convocação está disponível no link http://macapa.ap.gov.br/cidadao/concurso-publico/resultados/3878-editais-convocacoes-concurso-publico-educacao.

Matrículas.
O Governo do Estado do Amapá (GEA) inicia nesta terça-feira, 5, a partir das 14h, o período de pré-matrículas e matrículas online para os ensinos infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapas). Essa etapa é para as escolas da rede estadual, bem como para as unidades escolares públicas da rede municipal de Macapá e Santana, que não fizeram a Chamada Escolar 2019.
Os pais ou responsáveis devem acessar o site www.escolapublica.ap.gov.br, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro para realizar a pré-matrícula e matrícula. Depois desse processo, é preciso levar os documentos na escola escolhida para confirmar a matrícula.