Ziulana Melo

Social


Terapia – Músicas de carnaval, fantasias e muito brilho fizeram parte do baile de carnaval promovido para os pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), na última terça-feira, 26.
Segundo a terapeuta ocupacional da Psiquiatria, Juliana Naomi, esse tipo de atividade faz parte da programação terapêutica da internação psiquiátrica, trabalhando as músicas de carnaval, as letras de cada música e o significado que isso tem para cada um deles.
Os foliões ainda tiveram muito samba no pé com apresentação da Escola de Samba Piratas da Batucada, que trouxe seu casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Musa da Bateria e a Bateria Majestosa para a festa.

 


Clic.
A Justiça Eleitoral do Amapá realiza na próxima sexta-feira (8), às 17h, no plenário do TRE, a solenidade de posse dos novos dirigentes do TRE-AP para o biênio 2019/2021.
Os desembargadores Rommel Araújo de Oliveira e Gilberto de Paula Pinheiro tomam posse como presidente e vice-presidente/corregedor, respectivamente.

 

  
Em Destaque.
Em sessão solene no plenário do Tjap, na manhã desta quarta, 27, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu do presidente da corte, desembargador Carlos Tork, o Selo de Ouro de Responsabilidade Judicial no Pagamento de Precatórios. Instituído este ano, por meio da Resolução 1288/2019, ele é atribuído àqueles entes públicos que tiveram boa conduta administrativa.
Clécio Luís foi o primeiro a receber a comenda do Tribunal de Justiça do Amapá.
Na a ocasião, o prefeito fez a entrega da chave do imóvel onde funcionou a Residência Oficial do Prefeito ao presidente do Tjap, fruto de permuta entre as instituições. Em troca, o Tribunal de Justiça entrega ao Município o prédio que antes funcionava o Juizado Especial da Zona Norte, que abrigará o Quartel da Guarda Civil Municipal.

 


Clic –
Como parte da programação da festividade de São José, padroeiro de Macapá e do Estado, a imagem visitou na terça feira, 26, a sede do Tribunal de Contas do Amapá. Os conselheiros Amiraldo Favacho, presidente em exercício, e Regildo Salomão, corregedor, recepcionaram juntos a imagem do padroeiro.
A imagem percorreu os corredores do prédio, até o auditório, onde os servidores puderam acompanhar os cânticos e a benção do padre Rafael Donneschi.

 


Close –
Em clic especial, o jovem Pedro Hugo conquista curso superior e recebe o diploma de bacharel em Ciências Biológicas, nesta quinta, 28.
Colação acontece às 16 horas, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá.

 


Flash.
Comandante do Bope, Coronel Paulo Matias, festejando seus 50 anos em animadíssimo e pra lá de prestigiado baile, na nite de última segunda, 25. Felicidades!

 

Blitz da Folia.
O Governo do Amapá vai promover a Blitz da Folia nesta quinta-feira, 28, a partir das 18h, na Orla do Santa Inês, em Macapá, em frente à Praça do Skate.
O trabalho educativo vai orientar os foliões sobre os perigos no trânsito; como manter a documentação do veículo em dia; não dirigir alcoolizado e a importância do uso do preservativo.
Sacolas ecológicas vão ser distribuídas para conscientizar os brincantes a não jogarem lixo no chão. Também haverá orientação sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e como denunciar.

Ponto Facultativo.
O Governo do Amapá decretou ponto facultativo no dia 4 de março e feriado no dia 5, nas repartições públicas. A exceção é para os serviços considerados essenciais que, por suas peculiaridades, devem permanecer em funcionamento para que não sofram solução de descontinuidade.
O expediente volta ao normal a partir das 14h de quarta-feira, 6.

Fab & Folia.
Para comemorar 30 anos de folia, o bloco Filhos da Mãe Luzia faz uma apresentação especial no Fab & Folia, a Festa do Povo, e leva o tema “30 anos de Histórias”, para a avenida. Desfile será dia 2 de março, no resgate dos blocos que animavam os bairros e o carnaval no centro de Macapá, organizado pela Prefeitura de Macapá (PMM) e Liga dos Blocos do Amapá (Liba). Filhos da Mãe Luzia é original da rua de mesmo nome, no bairro do Laguinho, e é pioneiro na inovação de apresentação e organização de blocos no carnaval amapaense. O evento inicia às 16h e a Mãe Luzia entra na avenida às 20:40.

Quinta Feliz.
Nesta quinta, 28, acontece a primeira ação do Projeto Quinta Feliz no ano de 2019. Será uma programação de carnaval que deve reunir cerca de 60 participantes do projeto. O primeiro bloco de idosos do Amapá intitulado “Quinta Feliz na Folia” vai percorrer ruas da cidade de Macapá, contagiando com a energia dos brincantes e levando a mensagem de que é possível ter qualidade de vida na terceira idade. Concentração será em frente ao prédio do Campus I da Ueap, na Avenida Presidente Vargas, seguindo pela Rua General Rondon, Avenida Procópio Rola e Rua Eliezer Levy com retorno ao prédio da instituição. A programação finaliza com um baile de carnaval com direito à premiação de melhor fantasia e escolha do rei e rainha.