Ziulana Melo

Social


Drogas, não! – Uma ação conjunta de órgãos públicos e entidade social levou o tema das drogas a centenas de jovens na quinta-feira, 28, na zona norte de Macapá. Com o tema “Não deixe a droga controlar sua vida!”, o evento faz parte de uma série de iniciativas que busca prevenir que a juventude amapaense entre no mundo do crime através do uso de substancias ilícitas.
O auditório do Projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade II, ficou lotado de adolescentes e jovens que ficaram atentos ao que foi abordado, principalmente, em relação às consequências do uso de drogas. A iniciativa foi da Associação Jovens em Quadra em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar.

 


Clic.
A simpatia de Lídia Costa, quando festejava idade nova.

 

  
Em Destaque.
Presidente do Congresso Naciona, senador Davi Alcolumbre em dois momentos em solo macapaense:. Na recepção calorosa ao som do batuque do marabaixo, e quando recebia homenagem na Assembleia Legislativa do Amapá.
Agenda segue interior adentro, neste sábado, 2.

 

  
Clic –
Com o intuito de orientar os foliões a brincarem o Carnaval 2019 com saúde, segurança e responsabilidade, órgãos estaduais promoveram uma grande ação de conscientização na última quinta, 28. Todas as pessoas que tomaram o caminho pela Orla de Macapá, no final da tarde, tiveram parada obrigatória na Blitz da Folia.
A ação teve como tema “Abram Alas para a Alegria de Viver” e faz parte das programações do Bloco da Responsa, lançado pelo Governo do Amapá com ações integradas para os foliões.

 

  
Close –
A noite da última quinta, 28, foi marcada pelo retorno do carnaval do Abrigo São José, o CarnAbrigo.
Vários grupos se disponibilizaram a levar entretenimento aos idosos que vivem na instituição numa festa descontraída e embalada por muito samba, marchinhas e carimbó.
Os grupos participantes foram Jucá Eventos, Banda Stylo Safadin, Banda Pinducos, Banda Samba do Rei e grupo filantrópico Formas de Amar.

 


Flash.
Idosos do Projeto Quinta Feliz saíram em bloco pelas ruas do Centro de Macapá

 

Carná.
O tradicional bloco de rua “Aki Nós Bébi Aki Nós Kai” realiza no dia 4 de março, no bairro Beirol, Zona Sul de Macapá, a 12ª edição da festa. Esse ano, a folia terá mais de seis horas de duração, começando às 17h e indo até às 2h do dia 5 de março. Adail Jr. e Josy Santos irão comandar a festa durante a micareta pelo bairro. A programação encerra com show de Xandão Silva, na quadra da Escola Estadual Zolito Nunes, também no bairro Beirol. A concentração inicia às 17h na Rua Leopoldo Machado esquina com a Avenida Xavantes.

Fab & Folia.
Com o apoio da Prefeitura de Macapá, a Liga Independente dos Blocos do Amapá (Liba) promoverá neste sábado, 2, o FAB & Folia – A festa do povo. O evento marcará o retorno dos desfiles de blocos de rua para a Avenida FAB, no Centro da capital amapaense. Programação é voltada para famílias e busca promover um carnaval organizado e seguro, além de resgatar a festa dos blocos na FAB. O evento carnavalesco contará com desfile dos blocos, concurso de musa e da música tema. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para prestigiar a festa, entre foliões e organização do evento.

Sacaca na Folia.
O Museu Sacaca realiza nos dias 2 e 3 de março de 9h às 17h, uma diversa programação carnavalesca voltada para o público infantil. Intitulado “Sacaca na Folia”, o evento pretende resgatar os tradicionais bailes carnavalescos infantis e contará com a presença do Rei Momo do carnaval amapaense Raimundo Tavares da Silva o “Sucuriju”.
Também haverá pinturas e maquiagens carnavalescas, oficinas de tranças, oficinas de samba e percussão com a Escola de Samba Piratas Estilizados, brincadeiras, Bloco do Abraço, exposições de fantasias carnavalescas, produção de máscaras e as visitas mediadas nas ambientações do Museu Sacaca.

Bloco Responsa.
O Bloco da Responsa, lançado pelo Governo do Amapá com ações integradas aos foliões, alcançou os idosos do Projeto Quinta Feliz. Eles trocaram as atividades esportivas – que costumam ocorrer às quintas-feiras -, pelo samba no pé, aproveitando o clima de carnaval.
Os idosos se concentraram na Ueap – onde, agora, desenvolvem suas atividades – de onde saíram em bloco fantasiados pelas ruas e avenidas do Centro de Macapá.
Animação, foi o que não faltou no bloco.