Ziulana Melo

Social


Maywaka é reaberto – O Planetário Móvel Maywaka, do Museu Sacaca, está reaberto desde o último domingo, 3.
Escolas, ONGs, instituições públicas e privadas poderão agendar visitas ao local. O público geral terá dois dias ao mês para visitar o aparelho, que tem capacidade de receber 30 pessoas por vez, em sessões com duração de até 30 minutos.
Durante a “viagem” pelo Maywaka, que significa universo no dialeto dos índios Palikur, os “tripulantes” terão a experiência de observar fases lunares e eclipses, passeando pelo passado, presente e futuro dos astros. Isso porque o aparelho tem a função de mostrar o céu visto de qualquer lugar do mundo e em qualquer época da humanidade.
Além de contemplar o universo, o participante terá ensinamento astronômico de forma lúdica, por meio de simulações e filmes projetados no planetário.

 


Clic.
Está marcado para o período de 11 a 15 de março, no Hall do 1º andar do Fórum de Santana, a exposição fotográfica com o tema: “Trabalho de Mulher”, da fotógrafa Luciana Macedo.
Com imagens de mulheres em postos de trabalho onde os homens são a maioria, a fotógrafa Luciana Macedo propõe valorizar e mostrar o empoderamento feminino nesses espaços. Serão expostas 20 fotos que retratam o profissionalismo feminino.

 

Em Destaque – A promotora de justiça Ivana Lúcia Franco Cei e a procuradora de justiça Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá foram empossadas, na última quinta-feira (7), no Plenário do Cartório da 10ª Zona Eleitoral do Amapá, nos cargos de procuradora-geral de justiça (PGJ) e corregedora-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP). Elas foram eleitas para comandar a instituição no biênio 2019/2021.

 

Posse – A Justiça Eleitoral do Amapá realizou na tarde desta sexta, 8, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, solenidade de posse dos novos dirigentes do TRE-AP para o biênio 2019/2021.
Solenidade foi prestigiada por autoridades do Executivo, Legislativo, órgãos que compõem o Sistema de Justiça, Imprensa e sociedade em geral.

 


Flash.
Juiz Paulo César do Vale Madeira, no momento de sua posse no cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Amapá.
Ele se licencia da titularidade da 6ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá para assumir o desafio de colaborar com a alta gestão do Judiciário.

 

Dia do Consumidor.
O Procon/AP preparou uma vasta programação para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março.
Parceria foi firmada com várias instituições para desenvolver atividades voltadas à educação, prevenção e resolução de conflitos decorrentes das demandas das relações de consumo.
Tudo para conscientizar a população sobre os seus direitos e deveres e, também, orientar fornecedores quanto às leis vigentes no Código de Defesa do Consumidor (CDC). As programações ocorrerão de 11 a 15 de março de 2019.

Casamento Comunitário.
Nesta sexta-feira, 8, o Tribunal de Justiça do Amapá realizou mais uma edição do Programa Casamento na Comunidade.
A cerimônia ocorreu no Templo Central Igreja Assembleia de Deus Pioneira, no Centro de Macapá.
Na oportunidade, 82 casais trocarão alianças.

Homenagem.
Na manhã desta sexta, 8, no Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Macapá singela homenagem às servidoras que desenvolvem suas atividades na administração pública do município de Macapá.
O café da manhã especial foi para parabenizar todas elas, que contribuem diariamente para a realização do trabalho em todas as secretarias, coordenadorias e autarquias quem compõem a estrutura do Município.

Campeonato Brasileiro.
As delegações masculina e feminina de basquete do Amapá embarcaram na madrugada para Brasília, onde será realizado o Campeonato Brasileiro Escolar da modalidade. A competição inicia nesta sexta-feira (8) e encerra no dia 15 de março.
Cada equipe conta com 10 atletas mais um técnico, além do chefe de delegação. As passagens, hospedagem e alimentação estão sendo custeados pela Confederação Brasileiro de Desporto Escolar (CBDE).