Ziulana Melo

Social


Capacitação – As 298 mulheres do Curso de Capacitação Profissional de Macapá irão receber certificado de conclusão na terça-feira, 12, às 9h, no auditório do Sebrae. A prefeitura da capital visou qualificar profissionalmente essas mulheres para atuar nas áreas da construção civil (pintura e azulejista), secretariado executivo, informática e beleza e bem-estar. Além disso, ampliar o mercado de trabalho com a mão de obra feminina qualificada.
A capacitação foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), por meio do Convênio nº 819904/2015-Sudam, de emenda parlamentar da ex-deputada federal Josi Araújo, no valor de R$ 753 mil. Os cursos totalizaram 200 horas/aulas, com oficinas, palestras e atividades práticas. Foram atendidas mulheres de baixa renda, beneficiárias de programas sociais do Governo Federal. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Macapá, Clécio Luís.

 


Clic.
Linda Ana Flávia, no último fim de semana, em seu baile de formatura em Pedagogia.
Parabéns e muito sucesso!

 

  
Em Destaque –
A procuradora-geral de justiça do MP/AP, Ivana Cei, empossou nesta segunda, 11, os novos promotores de justiça da 1º Promotoria de Justiça da Família, Órfãos, Sucessões e Incapazes de Macapá e da 1º Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri, Iaci Pelaes e Klisiomar Lopes, respectivamente.

 


Flash –
A bonita e simpática Andreia Viero, é “A Mais Bela Plus Size Amapaense 2019”.
Andreia desbancou 11concorrentes, em concurso disputadíssimo, no último sábado, 9, em shopping de Macapá.

 


Close –
O escritor amapaense Rodrigo Mergulhão lança nesta terça, 12, no Treta Club, o livro “Faz Café”, sua primeira obra com quase 140 poesias.
Todo o dinheiro arrecadado com a venda do livro, será destinado ao Abrigo São José, que atende idosos em situação de vulnerabilidade na capital.
Além do lançamento do livro, o evento contará com apresentação musical da cantora Lara Utzig, show de dança com Iêda Fernandes, e sorteio de artesanatos da artista Camila Ferreira.

 


Arte. Acontece nesta terça, 12, a abertura da exposição “Os Deuses Africanos e os Processos Civilizatórios”, do artista plástico Valter Vieira, que reúne indumentárias pertencentes a religiões de matriz africana. As peças podem ser vistas a partir das 14h, no Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE), no Centro de Macapá.
Exposição terá entrada franca e fica disponível ao público das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 17 de maio.

 

Baile da Saudade.
O Programa Domingo da Diário FM, apresentado pelo colega Costa Filho, está completando 1 ano de muito sucesso.
Para comemorar, acontece no próximo dia 23 o baile da saudade, na sede campestre do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap).
Festa vai reunir quatro atrações, entre elas, Mauro Cotta, Batan, Clay Sam e o dj Bruno Costa, que comandará o som eletrônico nas pick-ups. Imperdível!

Dia do Consumidor.
O Procon/AP preparou uma vasta programação para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março.
Para isso, o órgão firmou parceria com várias instituições para desenvolver atividades voltadas à educação, prevenção e resolução de conflitos decorrentes das demandas das relações de consumo.
Tudo para conscientizar a população sobre os seus direitos e deveres e, também, orientar fornecedores quanto às leis vigentes no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
As programações ocorrerão de 11 a 15 de março de 2019.

Enem.
A partir deste ano, o Enem ganhará uma nova diagramação para economizar o número de páginas e reduzir os custos, anunciou nesta segunda-feira (11) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além de gastar menos com papel, o Inep vai mudar a ficha para coleta do dado biométrico e reduzir o número de capacitações presenciais dos colaboradores que trabalham na aplicação das provas, criando uma plataforma de educação a distância.
O objetivo, segundo o Inep, é economizar pelo menos R$ 42 milhões. onsiderando o custo estimado do Enem 2018, a economia representa cerca de 10% do total.

Aula inaugural.
Nesta terça, 12, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá realiza a aula inaugural dos projetos sociais Bombeiro Mirim Músico, Bombeiro Cidadão e Nadadores do Amanhã, desenvolvidos pela corporação. O evento é aberto ao público.
Solenidade demonstra a inserção da corporação junto à comunidade amapaense com o comprometimento de colaborar com a construção da ética e cidadania através da música, orientação, prevenção e esporte; além de valores como hierarquia e disciplina, presentes no cotidiano da carreira bombeiro militar.