Ziulana Melo

Social


Reciprocidade – O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou projeto para sustar decreto do governo federal que dispensa visto para os cidadãos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão. De acordo com o parlamentar, a medida do presidente da República, Jair Bolsonaro, ofende o princípio internacional da reciprocidade.
Para o senador, a alegação do governo de que a liberação dos vistos deve incentivar o turismo no Brasil não justifica a escolha de apenas alguns países.

 


Clic.
Sob o comando da juíza Elayne Ramos Cantuária, presidente da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP), será realizada a segunda eleição direta para dirigente do Fórum de Macapá, nesta , 21.
De 12 às 16 horas de forma presencial e de meia noite de hoje às 16 horas de amanhã via WhatsApp e e-mail, os magistrados poderão escolher entre dois candidatos, juízes Antônio Ernesto Collares e Alaíde Maria de Paula.

 


Em Destaque –
Na próxima sexta-feira (22), às 19h, acontece o lançamento do livro “Histórias de Oiapoque”, na livraria Leitura, no Amapá Garden Shopping.
Publicado pela Editora do Senado Federal, o livro é resultado de uma iniciativa do senador Randolfe Rodrigues em divulgar essa história inédita do Amapá, escrito pelas mãos de Sonia Zaghetto, que relata as experiências vividas pelo seu avô Rocque Pennafort.
O livro será distribuído gratuitamente.

 


Cic –
Benedita do Socorro Santos de Souza, professora da rede estadual de ensino do Amapá e agora doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Évora, em Portugal, no momento de sua visita ao Tjap, nesta quarta, 20, para agradecer e mostrar o resultado da decisão judicial que lhe proporcionou a oportunidade de cursar o doutorado.
A professora amapaense partiu para Évora, onde permaneceu de 2011 a 2015, defendendo sua tese em 2016.

 


Close –
Momento pra lá de festivo, do tradicional corte do bolo de aniversário pelos 237 anos da Fortaleza de São José de Macapá, que contou com a apresentação de artistas locais.
Durante todo o feriado de terça, 19, autoridades, artistas, músicos e o público em geral, prestaram homenagens e participaram da programação organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Na foto, o secretário Evandro Milhomen (Secult), fazendo as honras da festa.

 


Flash.
Belo casal Waléria e Smith, em noite especial de noivado

 

Saúde da Mulher.
Na manhã do próximo sábado, 23, a UBS Álvaro Corrêa, em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) da zona norte, atenderá o público feminino para realização de ação voltada para a Saúde da Mulher, das 8h às 12h. A atividade, alusiva ao Mês da Mulher, acontecerá na Igreja Sagrada Família, localizada no bairro Renascer II. Os serviços oferecidos serão: consulta médica, PCCU, teste rápido, psicológico, assistência social, massoterapia, maquiagem e atendimento jurídico.

Dia festivo.
Uma extensa programação em homenagem ao Dia Estadual do Artesão, celebrado nesta terça, 19, comemora o Dia de São José, padroeiro do Estado. Programação ocorrerá das 18h às 20h, na Casa do Artesão, espaçou que passou por uma revitalização, sendo incluídos novos ambientes.
Haverá a inauguração da Galeria XMestres Artesãos do Amapá; da nova identificação visual da Casa do Artesão; entrega da Carteira Nacional e Estadual do Artesão; apresentação de dança de salão; atendimentos de massoterapia; acupuntura e será servido um coquetel aos artesãos.

Palestra.
O CRDT realizará nesta quinta, 21, palestra sobre cuidados, prevenção e causas da tuberculose para colaboradores e alunos da Escola Estadual Dom Aristides Piróvano.
O evento faz parte da “Semana de Combate à Tuberculose”, que está sendo realizada pelo CRDT em alusão ao dia mundial de combate à doença, comemorado no dia 24 de março. O objetivo é alertar a população sobre os principais sintomas e as formas de tratamento da tuberculose. No prédio do CRDT, serão repassadas orientações com especialistas, distribuição de materiais informativos e entrega de material para coleta de escarro, utilizado para identificar possíveis casos da doença nos usuários do serviço.

Jovem Senador.
O Programa Jovem Senador em 2019 teve início nesta na quarta-feira (20). Coordenadores das Secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal receberam instruções para o concurso de redação que definirá os participantes. Em seu 12º ano, o concurso traz como tema “Cidadão que acompanha o orçamento dá valor ao Brasil”.
A agenda se estende até sexta-feira (22) e inclui a apresentação do regulamento, dos critérios de avaliação das redações para classificação em todas as etapas de seleção e a apresentação das campanhas de divulgação do Jovem Senador e do Parlamento Jovem.