Ziulana Melo

Social


Ofensiva – O Judiciário começa na semana que vem uma reação contra ataques a magistrados e decisões judiciais em uma ofensiva que prevê postagens nas principais redes sociais contra a propagação de conteúdo falso, as chamadas “fake news”.
Em outra frente, os tribunais de todo o país também usarão as redes sociais para apresentar dados positivos sobre a Justiça.
Projetos para melhorar a comunicação do Judiciário com a sociedade estão em gestação desde o ano passado, quando um comitê de comunicação foi instituído no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A motivação foi a eleição de 2018, quando magistrados passaram a ser duramente questionados nas redes sociais e também ser alvos de perfis falsos.
Acontecimentos recentes, como ameaças e vazamento de informações, levaram à reação do Judiciário aos ataques contra magistrados.

 


Clic.
O bem-estar dos que compõem o Judiciário brasileiro foi pauta do I Seminário sobre Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, organizado pelo CNJ.
Evento aconteceu na última quinta, 28, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília, com a presença das juízas Elayne Cantuária e Alaíde de Paula e dos servidores Diego França e Eliette Maia.

 

Em Destaque. Foram dois dias intensos de muitas reuniões entre governadores, que concordaram em firmar um pacto para conectar os estados das Regiões Norte e Nordeste para demandas em comum, durante o 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado em Macapá, nos dias 28 e 29 de março.
Nas fotos, os governadores do norte com o governador do Piauí, Wellington Dias, durante jantar na residência do governador do Amapá, Waldez Góes, anfitrião do evento.

 

 

  
Close.
A procuradora-geral de justiça do MP/AP, Ivana Lúcia Franco Cei, acompanhada da promotora Eldete Aguiar, quando participava nesta sexta-feira (29), do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
Na oportunidade, a PGJ Ivana Cei mobilizou gestores do Executivo e parlamentares para a ação global de conscientização ambiental, Hora do Planeta, que será realizada neste sábado (30), com início das atividades a partir das 18h, na Praça da Samaúma.

 


Clic.
Em comemoração ao Dia do Circo, celebrado na quarta, 27, diversos grupos e coletivos de arte circense e teatral se reúnem no domingo (31) na praça Floriano Peixoto, para apresentação gratuitas ao ar livre.
A “Mostra Circense Rema Pa Bêra”, acontece a partir das 16h.

 

Viver Melhor.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta sexta-feira, 29, uma sessão de cinema aos participantes do grupo de idosos Viver Melhor, que é acompanhado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Atividade teve o objetivo de propiciar momentos de discussão e reflexão com a linguagem do cinema, buscando em filmes questões que podem ser trabalhadas e atividades que possam ser feitas pelos participantes a partir do conteúdo da obra.

Hora do Planeta.
Protesto de conscientização vai mobilizar mais de 40 cidades pelo Brasil para chamar atenção para os efeitos das mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo. Macapá será uma destas cidades, e participa com o desligamento das luzes de prédios públicos e um passeio ciclístico noturno, às 20h30 deste sábado (30).
Criado pela ONG Word Wildlife Fund (WWF), o manifesto acontece pelo mundo todo. No Amapá, o Ministério Público Estadual (MP) é quem comanda a mobilização de instituições pelo estado para participarem da ação.

Simpósio.
O Tribunal de Justiça do Amapá se fez presente no 2º Simpósio de Melhores Práticas em Solução de Conflitos, que aconteceu nos dias 27 e 28 de março de 2019 no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF).
Na ocasião as servidoras Sâmia Waldeck e Nilce Helena Ferreira, apresentaram a boa prática “Constelação Familiar no Cárcere”, desenvolvida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) com internas da ala feminina do IAPEN.

Semana do teatro.
Encerrou na sexta, 29, 2ª edição da Semana Estadual de Teatro, evento disputadíssimo com capacitações e 15 espetáculos ao público com preço de R$ 2 o ingresso.Evento teve o objetivo de levar a arte cênica para regiões periféricas de Macapá, com apresentações no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no bairro Infraero 2, na Zona Norte; e no habitacional Jardim Açucena, na Zona Sul.