Ziulana Melo

Social


Estudo – O uso do faro dos cães para detectar doenças é uma nova frente de pesquisas da medicina. Um novo estudo, apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, mostrou que os cães podem usar seu olfato altamente evoluído para farejar o câncer em amostras de sangue, com quase 97% de precisão.
Os cães têm receptores de cheiros dez mil vezes mais eficazes do que os humanos, o que os torna muito sensíveis a odores que não percebemos.

 


Flash.
O grupo paraibano Ser Tão Teatro realizou no último domingo, 7, com apoio da Prefeitura de Macapá, a turnê Alegria de Náufragos: Rotas pelo Norte.
Excursão é patrocinada pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2017/2018 e passará por quatro estados da região Norte, contemplando nove cidades. A primeira parada da circulação foi o Amapá.
O espetáculo Alegria de Náufragos ocorreu no CEU das Artes.

 

Em Destaque. A noite da última sexta-feira, 5, foi mais um momento histórico para a administração municipal. A Prefeitura de Macapá realizou a solenidade de posse dos concursados da área da assistência social. São 47 novos servidores que a Prefeitura de Macapá está incorporando ao seu quadro para atuar no serviço público.
Os novos servidores irão atuar em órgãos ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), como os Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Centro de Referência e de Serviço Especializado (Centro POP), Casa Abrigo, dentre outros serviços do órgão.
A solenidade de posse, que contou com a presença do Prefeito Clécio Luís, a secretária Mônica Dias (Semast), deputado estadual Paulo Lemos, a secretaria adjunta de Administração, Jany Kzan, e alguns vereadores de Macapá, encerrou com o show de Fineias Nelluty.

 

 

Flashs. O querido casal André e Jamarikelly Colares batizou o terceiro filho Antônio, na manhã do último sábado, 6, em linda cerimônia na Igreja de São Benedito, no Laguinho.
Parentes, amigos mais próximos e os maninhos, Maria Júlia e Kael prestigiaram o grande momento do garotão Antônio.

 

 


Clic.
Para celebrar os 49 anos de atuação da Escola do Sesi, a equipe técnica, professores, alunos e seus familiares participaram no último sábado, da programação que contou por meio de exposições e fotos um pouco da história da instituição. A animação ficou a cargo das Bandas de Música do Exército Brasileiro e de Percussão formada por estudantes da instituição.

 

Congresso.
Acontecerá no dia 16 de abril, no Teatro das Bacabeiras, o I Congresso Amapaense de Educação, realizado pela Educar Eventos em parceria com a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O evento trará como tema Reflexões sobre as novas diretrizes curriculares para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Processo Seletivo.
O Governo do Estado do Amapá, por meio da Seed, publicou nesta segunda-feira, 8, o edital de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de cuidador, tradutor e intérprete em Libras – Língua Brasileira de Sinais. São mais de 100 vagas para distribuição em vários municípios, além do cadastro de reserva.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas, exclusivamente, no site www.processoseletivo.ap.gov.br até o dia 12 de abril. Há prova de títulos e os candidatos aprovados não poderão possuir vínculo empregatício.

Campanha.
O Governo do Amapá promove nesta terça-feira, 9, a partir das 14h30, no Teatro das Bacabeiras, o encerramento da primeira etapa da campanha de conscientização sobre drogas, que tem como tema “Não deixe a droga controlar sua vida!”. Haverá palestras e apresentação de grupos de danças e de música.
Programação será realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e parceiros da camapnha. Esta primeira fase atendeu escolas de Macapá e Santana, mas o intuito é expandir para os demais municípios.

Fiscalização.
O Procon/AP fiscalizará até dia 12 de abril, estabelecimentos que comercializam ovos de páscoa.
A fiscalização é para verificar a adequação deles quanto às leis vigentes no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Paralelo a isso, será feita pesquisa de preço para monitoramento de mercado dos produtos relacionados à páscoa.