Ziulana Melo

Social


Operação Tiradentes – Nesta quarta-feira, 24, a Polícia Militar (PM/AP) e o Corpo de Bombeiros (CBM/AP) irão comandar a 3ª edição da Operação Tiradentes, que ocorrerá em todos os estados brasileiros, ao mesmo tempo. No Amapá, uma formatura militar dará inícios às atividades que iniciam às 8h e encerram às 7h de quinta-feira, 25. A formatura ocorrerá na Avenida Mário Cruz, ao lado do Teatro das Bacabeiras, em Macapá.
A missão contará com a integração das instituições de segurança pública em ações ordinárias, extraordinárias ou especiais como prevenção, vistorias técnicas e atividades de Defesa Civil. E ainda definirá o estabelecimento de pontos bases com viaturas posicionadas em áreas comerciais e pontos estratégicos na capital e interior. Todos os dados coletados para mapeamento, posteriormente, serão transformados em ações específicas. Serão feitas abordagens, bloqueios e policiamento ostensivo em diversos pontos, com foco na prevenção e manutenção da ordem pública e segurança de todos os cidadãos.

 


Flash.
Em close especial, a linda aniversariante do dia, Alice Emanoela, que comemora 18 anos. Parabéns!

 


Em Destaque.
Presidente do TRE/AP, Desembargador Rommel Araújo foi condecorado com a medalha Brigada da Foz, honraria concedida as instituições (brasileiras e estrangeiras) e personalidades que prestaram relevantes serviços no processo de implantação e consolidação da Brigada Foz do Amazonas no estado do Amapá.
Na oportunidade ele também participou da formatura, realizada na 22ª Brigada de Infantaria de Selva em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado no dia 19 de abril.

 


Clic.
Macapá será o palco do próximo show do Trio Lobita, grupo que promove e mantém vivo os gêneros choro e samba no Pará, e é formado por grandes artistas nortista.
Paulinho Moura (violão 7 cordas), Tiago Amaral (clarinete) e Andréa Pinheiro (voz e pandeiro), são os convidados do grupo amapaense Vou Vivendo, que toda sexta-feira encanta o público no Norte das Águas.
O show de ritmos brasileiros será no dia 26 de abril, a partir de 21h.
O Bar e Restaurante Norte das Águas é hoje o palco do processo de resgate do choro e samba no meio do mundo, e às sextas-feiras mantém o público fiel, que prestigia, canta e dança os gêneros tradicional do Brasil, que chamaram a atenção do mundo para o país e se tornou sua carta de apresentação cultural.

 


Close.
Belíssima debutante Aimê, em noite inesquecível de seus 15 anos

 


Clic.
Nesta terça-feira, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. E para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto Escola de Leitores, promoveu na Escola Maria José Ferreira, no bairro Araxá, o dia D da leitura, com uma programação especial para os alunos.
Teve cantinho, sombrinha parlenda, sala especial, varal de poesia, sala com clássicos, stand e contação de histórias.

 

Hipertensão.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará início nesta quarta-feira, 24, na UBS Carmo do Maruanum, à programação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Em Macapá, de acordo com o relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a hipertensão atinge 30% da população. A intensificação das atividades de rastreamento acontecerá até as primeiras semanas de maio, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional e o incentivo à prática de atividades físicas.

Dia de Negociar.
O Sebrae Amapá e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap), realizam a 36ª edição da Ação Sábado é Dia de Negociar, com 64 audiências agendadas.
As negociações são mediadas pelo Juizado Especial da Micro e Pequena Empresa do estado, na sede do Sebrae em Macapá, no sábado (27), às 8h.

IPTU.
A Prefeitura de Macapá encerra no dia 30 de abril o desconto de 20% ofertado aos contribuintes que estiverem com o IPTU dos últimos anos pagos.
O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única é beneficiado com 10% de desconto e, se estiver adimplente nos últimos 5 anos, ganha desconto extra de 10%, correspondendo 2% por cada ano de adimplência para pagamento dos tributos. Caso contrário, os tributos poderão ser pagos em parcelas de até 8 vezes.
Boleto está disponível no site www.macapa.ap.gov.br ou na Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada na Rodovia Jovino Dinoá, nº 488, Trem.

Kits esportivos.
Nesta quarta, 24, às 15h, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, entregará kits esportivos para as 100 crianças, de 6 a 14 anos de idade, da rede municipal de ensino que participam do projeto social AABB Comunidade, na Associação Atlética Banco do Brasil (zona oeste).
Os kits são compostos por mochila, boné, sapato, sandália, duas bermudas, duas camisas e toalhas. O projeto é uma iniciativa do Banco do Brasil, acontece todas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, com apoio da Prefeitura de Macapá, que disponibiliza apoio técnico (mão de obra dos professores de educação física), transporte e alimentação.