Ziulana Melo

Social


Resultado – A prefeitura de Macapá divulgou na terça-feira, 23, o resultado preliminar dos exames médicos e documentais da 3ª chamada do concurso público para o provimento de vagas para a Educação e 2ª chamada para a área da Saúde. As listas com os resultados estão disponíveis no link: https://macapa.ap.gov.br/cidadao/concurso-publico/resultados.
Os candidatos têm o prazo de dois dias (24 e 25 de abril) para entrar com recurso. A homologação do resultado final está prevista para 26 de abril. A cerimônia de posse está marcada para o dia 30 de abril.

 


Clic.
Garotão Yan, recebendo afagos de sua mamãe, cantora Brenda Melo, na comemoração de seus 12 anos. Parabéns!

 


Em Destaque.
Desembargador Manoel Brito, quando recebia dos colegas desembargadores João Lages e Rommel Araújo, a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Brito”, agraciado durante o 75º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), realizado na cidade de Poconé, estado do Mato Grosso.

 


Clic.
Amapaense Silvia Nobre Lopes é a nova secretária especial nacional da Saúde Indígena, do Ministério da Saúde.
Sílvia, que é indígena, fisioterapeuta e tenente do Exército e fez parte da equipe de transição do governo Bolsonaro, no início de 2019, teve seu nome anunciado pela ministra Damares.
A missão da secretaria é implementar um novo modelo de gestão e de atenção no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o SUS (SasiSUS), descentralizado, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e responsabilidade sanitária dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

 


Close.
Parabéns especial desta colunista, vai para o querido amigo Presidente José Sarney, que comemorou nesta quarta, 24, seus 89 anos.

 


Clic.
A simpática advogada Lucidéa Portal comemora idade nova. Parabéns e muitas felicidades!

 

Formação.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará nesta quinta, 25, o curso de formação do Programa de Aprendizagem do Amapá (Paap) para professores do 1° ao 5° ano.
Será um dia inteiro dedicado à formação desses profissionais, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Participarão 920 professores, em três polos, nos turnos da manhã e tarde: Escola Aracy Nascimento (Santa Rita), Odete Lopes (São Lazaro) e Caetano Tomaz (Fazendinha).

Educava-se continuada.
Ainda nesta quinta-feira, na EMEF Rondônia, ocorrerá o lançamento do Programa de Educação Continuada (Proeduc) para 11 escolas.
O objetivo é melhorar os resultados administrativos, financeiros e pedagógicos das instituições de ensino, tendo como público-alvo os diretores, secretários escolares, auxiliares educacionais, cuidadores e professores auxiliares do ensino especial e motoristas do transporte escolar.

Cartilhas.
O Governo do Estado do Amapá em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta quinta, 25, as cartilhas Micro Empreendedor Individual-MEI, Linhas de Acesso ao Crédito, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte-EPP.
Na oportunidade serão lançadas, também, novas linhas de crédito especial voltadas às micro e pequenas empresas do Amapá (MPEs) no Amapá.
O evento está marcado para às 10h, no Super Fácil do Empreendedor, que funciona na unidade da zona oeste de Macapá.

Recomendação importante.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta, 24, um novo guia de saúde infantil sobre comportamentos sedentários e qualidade do sono. Segundo a OMS, menores de cinco anos não devem passar mais de uma hora por dia diante de telas.
Além disso, a OMS recomenda que as crianças não passem mais de uma hora por vez sentados em carrinhos de bebês, cadeirinhas ou andadores. As horas de sono também devem ser observadas.