Ziulana Melo

Social


Maria da Penha- Mulheres transgêneras e transexuais poderão contar com a proteção da Lei Maria da Penha.
A CCJ do Senado aprovou, na última quarta, 22, projeto que amplia o alcance da norma e, com isso, pretende combater a violência contra pessoas que se identificam como integrantes do gênero feminino.
O texto é terminativo na comissão e, se não houver recurso para análise em Plenário, segue para a Câmara dos Deputados.

 


Flash.
Juiz Matias Pires é o novo titular da 5ª Vara Criminal de Macapá. Na foto, quando tomava posse destacando que é uma unidade judicial marcada por um trabalho de excelência, com procedimentos em dia, e que pretende dar continuidade a esse bom trabalho.

 


Em Destaque.
Desembargador-corregedor Eduardo Contreras empossou na última semana, José Roberto Sena de Almeida como tabelião interino para Cartório Extrajudicial de Laranjal do Jari.
O tabelião assume com a missão de prestar um trabalho de qualidade na prestação de serviço para aquela comunidade.

 

Close. A convite do senador Lucas Barreto, a juíza Carline Negreiros, titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Santana, e a promotora de justiça Sílvia Canela participaram de Audiência Pública Interativa na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos do Senado Federal, na última quarta, 22. Na ocasião, a magistrada e a promotora tiveram a oportunidade de apresentar a experiência de Justiça Restaurativa realizada na comunidade do Ambrósio, região de alta vulnerabilidade social daquele município.

 

Close. Linda princesinha Maitê, em ensaio fotográfico pra lá de especial, na Praça Floriano Peixoto, pela passagem de seu 1º aniversário.
Nas imagens, Maitê com a mãe Suelem Lago e o paizão coruja.

 


Clic.
Linda Emanuela Bentes em noite especial de seus 15 anos

 

Samuzinho.
A Semsa abrirá no dia 27 de maio as inscrições de crianças de 5 a 10 anos de idade para a participação no projeto Samuzinho Kids.
O processo tem a finalidade de contribuir para a redução de acidentes e números de trotes feitos por elas. As inscrições deverão ser feitas nos dias 27 e 28 de maio, das 9h às 15h, no Departamento de Urgência e Emergência da Semsa, na Avenida General Osório, nº 365, Laguinho, sala 215.

Natação.
Atletas mirins da natação amapaense com idades entre 9 e 11 anos conquistaram 11 medalhas no Festival Norte-Nordeste Mirim e Petiz – Troféu Pedro Nicolas Sena da Silva, disputado em Manaus (AM).
Com 401 pontos, a delegação do Amapá ficou com a nona colocação geral entre 23 clubes das regiões Norte e Nordeste em uma competição que reuniu cerca de 200 atletas. O estado campeão foi o Amazonas.

Ajuda.
O Governo do Estado encaminhou ajuda humanitária que será distribuída para as famílias atingidas pela elevação do nível do rio nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari. A previsão de chegada da balsa com os donativos é para domingo, 26.
Das 600 cestas básicas, contendo 28 itens para alimentação disponibilizadas pelo Estado, 300 seguem para a região do Vale do Jari; 200 para as comunidades do Ariri, Torrão do Matapi, Tessalônica, Caranã e Igarapé das Armas, em Macapá e 100 vão ser distribuídas às famílias do município de Ferreira Gomes.

Projeto Verde.
Governo do Amapá pretende tornar as escolas públicas estaduais em centros difusores de práticas de educação ambiental e, para isso, desenvolve e incentiva o “Projeto Escola Verde.
O projeto consiste em horta escolar e empreendedorismo Escolar e Empreendedorismo sustentável, para modificar hábitos de estudantes através do cultivo de alimentos.